Na última quarta-feira, 18 de setembro, a Associação Paulista de Medicina realizou webinar com o tema “Gestão eficiente das escolas médicas”. A palestra foi conduzida por Guilherme Succi, membro avaliador de cursos de Medicina do Ministério da Educação (MEC) e diretor executivo do Grupo São Leopoldo Mandic.
O encontro foi apresentado por Antonio José Gonçalves, presidente da APM, e mediado por Marianne Yumi Nakai, diretora Científica Adjunta da entidade, e Frederico Rezende, presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Estado de São Paulo.
Na abertura, Gonçalves expressou preocupação com a atual expansão de escolas médicas no Brasil. “Nos últimos meses, foram abertas 28 novas faculdades de Medicina, além das 398 que já existiam, e há previsão de mais 95 escolas. A maioria dessas instituições é privada, e o principal motivo para sua criação é econômico e não educacional”, afirmou.
Em seguida, Marianne Yumi Nakai enfatizou que o aumento do número de escolas médicas no Brasil vem acompanhado de uma série de desafios que comprometem a formação dos alunos. “Estamos vivendo um momento de abertura de novas instituições, o que levanta questões sérias sobre a qualidade do ensino oferecido”, afirmou.
Liderança
Guilherme Succi trouxe para o webinar a complexidade envolvida na gestão das escolas médicas, explicando que administrar essas instituições exige a coordenação de diversos fatores e atores, incluindo professores, alunos, instituições de Saúde e pacientes. Segundo ele, o rápido crescimento do número de faculdades de Medicina, nos últimos anos, impôs novos desafios, que vão desde a gestão de pessoas até a necessidade de adaptação a mudanças constantes nas políticas educacionais.
Para Succi, a liderança é um dos pilares fundamentais para uma gestão eficiente. Ele defendeu que os gestores das faculdades de Medicina devem possuir três características essenciais, que são propósito claro, competência e ética. “O líder precisa saber exatamente qual é o seu objetivo e transmiti-lo com clareza. Sem isso, ele não conseguirá conduzir sua equipe ou sua instituição na direção correta”, disse.
Além disso, Succi destacou a importância de o líder possuir tanto as chamadas hard skills quanto soft skills. Segundo ele, a hard skills se referem às competências técnicas necessárias para a gestão, como o conhecimento em educação médica e regulação do MEC; já as soft skills dizem respeito à capacidade de comunicação, organização, resiliência e gestão de pessoas.
Gestão de pessoas
Um dos pontos abordados por Guilherme Succi foi a gestão de pessoas dentro das instituições de ensino, com destaque para a necessidade de se ter professores e preceptores de alta qualidade. “Uma faculdade é feita pelos seus professores, independentemente da metodologia adotada. Por isso, é fundamental que as instituições se dediquem a atrair e capacitar docentes qualificados, que estejam comprometidos com a excelência na formação dos alunos”, destacou.
Succi argumentou que, antigamente, o professor de Medicina era um médico que ensinava. Hoje, no entanto, é necessário que esses profissionais sejam capacitados para educar de maneira eficiente, considerando as mudanças nas gerações de estudantes. “Não basta que o professor ensine; é necessário garantir que o aluno realmente aprenda”, explicou.
Ele também mencionou a importância de selecionar bem os alunos e monitorar o desempenho acadêmico e a saúde mental. “Precisamos cuidar da saúde mental dos nossos alunos, que muitas vezes estão longe de suas famílias e enfrentam uma rotina intensa de estudos. O apoio psicológico é fundamental para o sucesso acadêmico”, frisou.
Outro tema abordado no evento foi a necessidade de garantir campos de prática adequados para os estudantes. Segundo o profissional, é essencial que as faculdades ofereçam experiências práticas diversificadas e em volume suficiente para que os alunos tenham uma formação completa. Ele destacou que o atendimento aos pacientes deve ser feito com a devida segurança e com foco na qualidade do cuidado.
Fotos: Reprodução/Webinar