Nesta quinta-feira, 26 de agosto, a Associação Viva e Deixe Viver promove a 10ª edição do Fórum de Humanização da entidade, a partir das 19h, em transmissão pelo YouTube. Desta vez, as discussões giram em torno do tema “A humanização do paciente e da família em tempos de pandemia”.
Serão palestrantes:
· Maria Pedrosa, anestesiologista, presidente da Comissão de Humanização e coordenadora da Divisão de Ensino do Hospital Guilherme Álvaro.
· Nathalia Lobosque, assistente social do Complexo Hospitalar dos Estivadores e membro da Comissão de Humanização.
· Valdir Cimino, empreendedor social e fundador da Associação Viva e Deixe Viver.
Viva e Deixe Viver
A entidade – que conta com o apoio institucional da Associação Paulista de Medicina – é uma organização sem fins lucrativos formada por voluntários para prestar apoio a crianças hospitalizadas, sobretudo, por meio de leituras, histórias e educação.
Em janeiro deste ano, o diretor de Responsabilidade Social da APM, Jorge Carlos Machado Curi, participou da 3ª edição do Fórum de Humanização, falando sobre os novos tempos e os novos desafios em termos de humanização.
“Acredito que de 70% a 80% dos problemas se resolvam com uma boa história tirada do paciente, com o exame físico, com humanização. Essa questão é fundamental em todas as etapas da vida dos pacientes e, com a vinda da tecnologia, não há dúvidas de que inúmeros que não tinham chances de sobrevida no passado, hoje têm”, declarou na ocasião.
Até o fim do ano, a Associação Viva e Deixe Viver já tem planejadas outras quatro edições, trazendo como convidados parceiros de hospitais e de Secretarias de Saúde e Educação de todo o Brasil.