Promovido pelo Comitê Científico de Sono da Associação Paulista de Medicina, o XX Congresso Paulista de Medicina do Sono ocorreu nos dias 5 e 6 de maio, no Villa Blue Tree, em São Paulo. Com o tema “Sono, Saúde e Bem-estar”, o tradicional evento reuniu o que há de melhor na Medicina do Sono, propiciando atualizações, conhecimento científico aprofundado e inovações diagnósticas e terapêuticas, além de muita troca de experiências entre os palestrantes e congressistas.
A presidente do evento e 1ª secretária do Comitê, Tatiana de Aguiar Vidigal, deu as boas-vindas aos congressistas e agradeceu à APM, à comissão organizadora, aos expositores e palestrantes. “Escolhemos o tema ‘Sono, Saúde e Bem-estar’, porque é um assunto muito importante para o dia a dia, já que enfrentamos a pandemia de Covid-19 e, consequentemente, muitas pessoas tiveram o seu sono alterado. Nós, da comissão organizadora, nos empenhamos bastante para trazer para vocês uma grade científica com a qual possamos construir, juntos, o sono saudável”, destacou.
Segundo a especialista, além de ser uma temática atual, também está alinhada com as principais tendências mundiais voltadas à preocupação com saúde, bem-estar e envelhecimento saudável. Isso engloba uma vasta grade científica com diferentes especialidades, trazendo para a prática médica a importância de se discutir sobre sono e entender de que forma ele afeta os indivíduos, além de permitir identificar como está diretamente interligado à qualidade de vida e à promoção de saúde.
Durante os dois dias de congresso, os participantes desfrutaram de uma programação completa, com especialistas renomados, que abordaram os principais distúrbios do sono que acometem as pessoas em qualquer idade.
Ao todo, foram oito painéis e cada um contou com aproximadamente quatro palestras, de 30 minutos. Foram eles: “Desvendando a sonolência”, “As diversas faces da insônia”, “Alinhando os ponteiros do relógio biológico”, “Sono na infância”, “Distúrbios respiratórios do sono”, “Cuidando da saúde do sono”, “Inovações terapêuticas na Apneia Obstrutiva do Sono” e “Medicina do estilo de vida e Medicina do Sono”.
Tatiana Vidigal reiterou também a satisfação de ter mantido, nesta edição, o modelo arena. “Este formato favorece a aproximação entre o palestrante e o congressista, além de aulas mais curtas e com tempo maior de debate”, finalizou. Além dela, integram a comissão organizadora do evento os médicos Alexandre P. de Azevedo, Andrea Cecilia Toscanini, Erika Treptow, George do Lago Pinheiro e Maurício da Cunha Bagnato.
Fotos: Alexandre Diniz