Programa CQH: Hospitais recebem selo de conformidade

Nas últimas semanas, quatro hospitais foram contemplados com o selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina. Entre eles, o Hospital Policlin de São José dos Campos, o Hospital Regional de Osasco, o Hospital de Aeronáutica de Canoas e o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos

Últimas notícias

Nas últimas semanas, quatro hospitais foram contemplados com o selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina. Entre eles, o Hospital Policlin de São José dos Campos, o Hospital Regional de Osasco, o Hospital de Aeronáutica de Canoas e o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos.

O selo de conformidade está condicionado à implementação do modelo de gestão de qualidade e ao aperfeiçoamento dos processos, incluindo a revisão, a eliminação de falhas e a ampliação dos mecanismos de controle. Em uma instituição de Saúde, o trabalho de qualidade hospitalar se torna essencial no que se refere à assistência ao paciente. Além de prevenir riscos, também busca melhorias contínuas para a segurança dos colaboradores e do hospital. Este controle ocorre devido ao comprometimento das pessoas que atuam no cuidado com os pacientes, corroborando com os métodos e as competências estabelecidos pelas organizações.

No dia 30 de março, o Hospital Policlin de São José dos Campos recebeu a renovação do selo do Programa CQH. A coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente da instituição, Tatiane Lima Farias de Melo, compartilhou um pouco de sua experiência desde a implantação do programa na Unidade de São José dos Campos – que teve início em 2008. Dez anos depois, foi a vez do Hospital Policlin Taubaté começar o mesmo trabalho.

Segundo ela, várias melhorias foram introduzidas neste período, como o desenvolvimento da gestão, adequação dos processos e atendimento baseado nas normas regulamentadoras, entre outras. “O processo de qualidade não é centralizado, e quem está na ponta consegue perceber as melhorias. Além disso, a liderança também é treinada”, explicou.

Tatiane falou ainda sobre indicadores utilizados pelas instituições para avaliação de desempenho. “Em linhas gerais, a gestão de indicadores é a tarefa de monitorar dados diretamente relacionados às atividades operacionais, que demonstrem os resultados da empresa.”

Novos selos

Já o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), representado pelo major e assessor de Qualidade e Segurança em Saúde, Marcelo Gomes Almeida, aderiu ao Programa CQH em março de 2021. Segundo ele, os colaboradores passaram a trabalhar de forma mais sistemática.  Durante os dois anos de programa, diversas ações foram realizadas no hospital. Entre elas, autoavaliações, auditoria, alinhamento institucional, planejamento de gestão, comissão de planejamento estratégico, assessoria de qualidade, melhoria na comunicação e feedbacks. A entrega do selo ao Hospital ocorreu em 5 de maio deste ano.

Atualmente, mais de 60 hospitais participam do Programa CQH, criado há mais de 30 anos. É uma ação de adesão voluntária, com o intuito de trazer melhorias e qualidade hospitalar. Aderindo ao programa, o hospital participa de reuniões para troca de experiências com outras instituições, eventos, benchmarking, além do reconhecimento por meio do selo CQH.

Contemplado pela primeira vez, o Hospital Regional de Osasco (HRO) Doutor Vivaldo Martins, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), recebeu o selo no dia 9 de maio, após um longo período de adaptações e modificações orientadas por meio do roteiro do Programa CQH.

Para falar deste novo momento da organização, o diretor do Centro Cirúrgico e responsável pela Comissão de Qualidade do HRO, Paulo Roberto D’Aurea Machado, explicou que o roteiro do CQH contribuiu para olhar cada processo, pensando na organização e integração como um todo. Para ele, o principal desafio foi fazer as pessoas acreditarem que o hospital poderia conquistar o selo de qualidade. “É fundamental compreender que os processos têm começo, meio e fim. Outra coisa importante a observar é que mesmo diante das limitações do dia a dia, é necessário perceber o que você pode fazer e o que deve ser feito”, frisou.

Machado acrescentou que todos os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) foram revisados com as áreas do hospital, durante todo o processo de melhorias. “A diretoria desde o início nos apoiou e todos colaboraram. Estamos no caminho certo e sabemos que a qualidade não é o fim, mas o meio, porque sempre terá algo a melhorar.”       

Representando o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, localizado no Rio de Janeiro, a Tenente Coronel Dentista, Mônica Dal Pian Nobre, contou que a instituição ingressou no Programa CQH em julho de 2021 e, na época, a área de Qualidade não existia. A partir disso, criaram uma assessoria de qualidade, em novembro do mesmo ano.

“Foi aí que o Núcleo de Segurança do Paciente e a Gestão da Qualidade Hospitalar se juntaram para aplicação do roteiro do Programa CQH, destacando o modelo de gestão e capacitação, entre outros. Em relação à liderança, foi tudo muito tranquilo. Além disso, o controle dos indicadores de forma sistêmica e a revisão dos processos contribuíram para uma gestão mais horizontalizada. Estamos trabalhando muito o engajamento das pessoas, focando também na sustentabilidade e na cultura”, comentou. O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos recebeu o selo de conformidade do Programa CQH no último dia 18 de maio.

Fotos: Divulgação