Orquestra visita Hospital do Servidor Público Municipal em iniciativa da APM

Sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, projeto “Música nos Hospitais” chega ao HSPM no próximo dia 13, quarta-feira, às 11h30

Últimas notícias

O projeto “Música nos Hospitais”, realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), leva um conjunto de cordas ao Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) no próximo dia 13 de novembro, quarta-feira, às 11h30. A apresentação será da Orquestra do Limiar, composta por 14 músicos e regida pelo maestro e médico Samir Rahme, e acontecerá no térreo. A iniciativa é aprovada pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da APSEN.

O HSPM já recebeu a iniciativa em 2006, 2008, 2009 e em 2016, ano no qual um trio de instrumentistas visitava os quartos dos pacientes, proporcionando alegria e diversificando a rotina hospitalar. Para o próximo concerto, a Orquestra do Limiar preparou um repertório variado, contando com obras de Vivaldi, Mozart e Piazzolla, e também peças de renomados compositores brasileiros, como Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Clóvis Pereira dos Santos e Zequinha de Abreu, incluindo a famosa “Tico-tico no Fubá”, com arranjo de Marcos Scheffel, spalla da orquestra. Outras duas músicas têm arranjos elaborados pelo maestro e pelo violinista Kleberson Buzo.

“O repertório é escolhido a dedo pensando nos benefícios aos pacientes e frequentadores dos hospitais que nos assistirão. Mozart, por exemplo, é um verdadeiro alquimista musical, faz nossa alma dançar”, explica Rahme, que é maestro e médico de formação. “Pelo fato de ser uma orquestra de cordas, os instrumentos trabalham a região do peito, atuando na circulação e na respiração, essenciais para o bom funcionamento do organismo. O som reverbera de forma mais introspectiva, atingindo os sentimentos das pessoas, proporcionando alívio, fazendo com que aquele dia ou aquela semana seja melhor para aqueles indivíduos”.

Uma pesquisa feita pela APM com o público do projeto “Música nos Hospitais” em edições anteriores identificou que 78% dos pacientes que assistiram às apresentações conseguiram driblar o peso emocional dos dias de internação e tratamento. Cerca de metade deles viu nas apresentações uma forma de esquecer, momentaneamente, de seus problemas de saúde. “Isso é importante para driblar um pouco o peso emocional que representa uma internação hospitalar”, aponta Dra. Cleusa Cascaes Dias, Diretora Cultural da Associação Paulista de Medicina e completa:

“Em cada unidade hospitalar, percebemos como a música ajuda a aliviar o estresse, promove a humanização do ambiente hospitalar, e muitas vezes se torna um elo entre pacientes, profissionais de saúde e familiares, criando momentos de união e conforto”, aponta a Coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão. “A Lei de Incentivo à Cultura, através do Ministério da Cultura, proporcionou os recursos necessários para transformar uma ideia inicial em uma ação contínua e impactante, com maior dimensão e ambição, e que há 20 anos promove momentos de alívio, cultura e emoção nos hospitais. Para esta temporada, foi contando com o patrocínio da Apsen que pudemos desenvolver o projeto e alcançar ainda mais pessoas”.

“A APM é uma associação da classe médica, sem fins lucrativos, mas tem ações que abrangem também responsabilidade social, educação e cultura. Este projeto é uma maneira de executarmos uma ação cultural com um resultado benéfico para a saúde. Todo o esforço para a realização desse projeto vale muito a pena, porque através dele conseguimos propiciar um momento especial para as pessoas, um momento de elevação e de profunda delicadeza. Só a música consegue nos levar para esses estados de alma”, complementa a Dra. Cleusa Dias.

Em 2024, na 15ª temporada do programa, as apresentações completam 20 anos de sucesso, nos quais foram realizados 200 concertos em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 70 hospitais e reunindo cerca de 70 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares, alegrando o dia a dia das pessoas nos ambientes hospitalares e ampliando o gosto pela música instrumental e erudita.

Confira as informações sobre o concerto no Hospital do Servidor Público Municipal a seguir:

Concerto 3
Data: 13.11.2024, quarta-feira, 11h30         
Hospital do Servidor Público Municipal     
Térreo
Rua Castro Alves, 60 – Aclimação, São Paulo – SP

Formação da Orquestra do Limiar
Regência: Samir Rahme
Spalla: Marcos Scheffel
Violinos: Kleberson Buzo, Gabriel Cristian Gorun, Fernanda Garcia, David Gama, Ricardo Sanzine, Gabriel Curalov, Ana Paula Eloi, Jair Guarnieri Almeida e Ana Paula Lima
Violas: Renan Sardelari e Nicoli Martins
Violoncelos: Thiago Faria e Mayara Alencar Lopes
Contrabaixo: Thiago Hessel de Paula
Coordenação da Orquestra: Vera da Cunha Pasqualin

Confira a programação completa na página sobre o Música nos Hospitais.

Foto: Ivan Almeida