Em prosseguimento à programação da 13ª temporada do Música nos Hospitais, a Orquestra do Limiar esteve, na última quarta-feira, 5 de setembro, no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) para mais uma apresentação.
O concerto principal aconteceu no saguão de eventos, com a presença de dezenas de pessoas – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares. E, logo após essa apresentação, os músicos seguiram para outras alas, garantindo que a música chegasse aos pacientes e acompanhantes que não puderam se locomover.
Antes de dar início ao concerto principal, Vicente Odone Filho, diretor clínico do Itaci, destacou a importância da ação. “Ter esse projeto aqui hoje é algo muito gratificante para nós, a existência dele e de outras atividades realizadas para as crianças é de extrema relevância. O tratamento se torna mais fácil e a luta no dia a dia também. Tenho certeza que vamos presenciar um dia muito feliz.”
“Trazer música num momento tão difícil, em que essas crianças estão, é muito significativo para elas e suas famílias também. Parabéns a toda a equipe pela organização e pela iniciativa tão importante que é presenteá-las. Acredito que na vida, sempre temos que nos doar e vocês, através dos instrumentos, conseguem fazer isso muito bem. Obrigado pela presença de todos”, prosseguiu o superintendente da Fundação Criança, Vagner Carvalho.
“É um prazer estar no ITACI nesta manhã fria, e espero que de imediato a música possa aquecer o coração de vocês. Vamos tocar composições muito especiais, que nos ajudarão a resetar nosso HD mental”, acrescentou o médico e maestro da Orquestra do Limiar, Samir Rahme, antes de iniciar o concerto com a peça “Allegro do Concerto de Bradenburgo no 3º”, de J. S. Bach.
Em seguida, os músicos tocaram algumas das principais peças de compositores como Beethoven, Shubert, Villa-Lobos e Bocherini. E, por se tratar de um hospital de referência no tratamento do câncer infantil, também foram apresentadas canções como ‘Cai, Cai Balão’ (de Assis Valente) e ‘Over the Rainbow’ (de Harold Arlen).
Música nos Hospitais
Ao longo de 13 temporadas do Música nos Hospitais, a Associação Paulista de Medicina e seus parceiros, com a firme convicção de que a música auxilia no bem-estar, buscam alegrar o dia a dia das pessoas nos ambientes hospitalares e ampliar também o gosto pela música erudita.
A APM promove o Música nos Hospitais desde 2004. O projeto é aprovado pelo Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, e é realizado em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos.
Até o fim de 2018, o concerto passará por 13 instituições nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. Ao longo de sua história, o programa já teve mais de 170 concertos, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando cerca de 70 hospitais e reunindo mais de 60 mil pessoas.
A próxima apresentação gratuita ocorre no dia 26 de setembro, às 12 horas, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – Vila Mariana – São Paulo/SP.
Fotos: Marina Bustos