Música nos Hospitais inicia nova temporada presencial

A estreia acontecerá no Hospital das Clínicas em 16 de outubro

Últimas notícias

No dia 16 de outubro, às 11h30, a Associação Paulista de Medicina dará início à 15ª temporada do projeto Música nos Hospitais no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP). A iniciativa traz a Orquestra do Limiar, um conjunto de cordas com 14 músicos, regida pelo maestro e médico Samir Rahme, em apresentações gratuitas nos hospitais de São Paulo.

Esta será a primeira apresentação presencial após a pandemia de Covid-19. O repertório incluirá clássicos de compositores como Bach, Mozart e Piazzolla, mesclados com versões de artistas contemporâneos, como os Beatles.

A abertura da temporada no HC marca duas comemorações em 2024: os 20 anos do Música nos Hospitais e os 80 anos do Hospital das Clínicas, instituição referência na saúde pública do País.

O projeto

Desde 2004, o Música nos Hospitais teve 14 temporadas, ultrapassando 200 concertos em 21 cidades brasileiras. Já alcançou 70 hospitais e cerca de 70 mil pessoas, incluindo médicos, enfermeiros, outros funcionários, pacientes e familiares. Além de alegrar o cotidiano hospitalar, a iniciativa amplia o apreço pela música instrumental e erudita.

Cleusa Cascaes Dias, diretora Cultural da APM, reforça a importância das manifestações culturais para aliviar o peso emocional de uma internação hospitalar. “Todo o esforço para a realização desse projeto vale muito a pena, pois propiciamos um momento especial para as pessoas, de elevação e profunda delicadeza. Só a música consegue nos levar a esses estados de alma”, complementa.

Samir Rahme destaca os benefícios terapêuticos da iniciativa: “O trabalho é profundamente terapêutico devido ao repertório escolhido e por ser uma orquestra de cordas. Os instrumentos atuam na região do peito, influenciando a circulação e a respiração, essenciais para o bom funcionamento do organismo”.

Ele acrescenta que o som reverbera de forma introspectiva, tocando os sentimentos das pessoas e proporcionando alívio. Segundo ele, isso pode melhorar significativamente o dia ou a semana dos ouvintes, tornando a presença de uma orquestra de cordas no hospital extremamente valiosa.

A iniciativa é aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio da farmacêutica Apsen.

Confira a programação completa neste link.

Foto: Divulgação