Emoção é a palavra certa para definir a última apresentação da 13ª temporada do Música nos Hospitais, que aconteceu nesta quarta-feira (12), no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). O concerto principal ocorreu na Brinquedoteca do local, em ambiente alegre e colorido.
A sala com os mais diversos tipos de brinquedos e o público infantil foram alguns dos fatores que contribuíram para a singularidade da apresentação que, com sucesso, conseguiu prender a atenção não só das crianças, mas também de seus responsáveis e dos voluntários do hospital.
A coordenadora da Brinquedoteca Seninha do GRAACC, Patrícia Pecoraro, destaca a importância de receber projetos no nível do Música nos Hospitais: “A nossa função é agendar tudo que faz parte da vida da criança e que não tem no hospital. Então, uma orquestra faz parte da vida lá fora e o nosso intuito é trazer essa vida aqui para dentro”, explica.
Ainda de acordo com ela, não é porque eles têm câncer que deixaram de ser crianças. “O ano inteiro a gente faz oficinas com tudo que faz parte da vida deles”, acentua.
Pensando no clima natalino e nas crianças que constituíam o público, a Orquestra do Limiar, regida pelo maestro e médico Samir Rahme, mudou um pouco o repertório, acrescentando as músicas “Over The Rainbow,” de Harold Arlem, “Cai, Cai, Balão”, de Assis Valente e “Noite Feliz”, de Franz Gruber. Rahme ainda afirmou que era um prazer para ele e para a Orquestra estarem pela segunda vez no GRAACC.
Parceria da Associação Paulista de Medicina com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, por meio da Lei Rouanet, o Música nos Hospitais realizou 13 concertos este ano, desde agosto, na capital e em outros municípios do estado de São Paulo, além de apresentações em Salvador (BA) e em Fortaleza (CE).
Fotos: Flor Costa