Em sessão solene de posse, na noite do dia 16 de outubro, Lybio José Martire Junior, cirurgião plástico e professor universitário, tomou posse da cadeira número 71 da Academia de Medicina de São Paulo, cuja patronesse é Carlota Pereira de Queirós, e a antecessora, Maria Odette Ribeiro Leite.
O evento ocorreu no Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina. Lybio Martire foi introduzido pelos acadêmicos Guido Arturo Palomba, diretor Cultural adjunto da APM, e João Sampaio de Almeida Prado e saudado pelo acadêmico Juarez Moraes de Avelar. O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, que também é membro da Academia de Medicina de São Paulo, prestigiou a posse do novo acadêmico.
“Lybio é uma grande aquisição para a Academia de Medicina de São Paulo. Além do currículo invejável, é muito dedicado à História da Medicina”, elogia Palomba. O novo acadêmico conquistou votação expressiva para ingressar na entidade mais antiga e tradicional da profissão no estado de São Paulo.
“Acredito que isso se deu por conta do perfil esperado dos novos membros, e por ele ser o presidente da Sociedade de História da Medicina, tendo uma atuação importante. Temos prezado por profissionais que possuem um entendimento maior sobre a história, a cultura, o culto ao mestre e o respeito às tradições da área médica”, conclui o diretor da APM.
Currículo
Lybio José Martire Junior, que nasceu em São Paulo, atua no estado e também é professor titular da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), onde leciona nas Disciplinas de Cirurgia Plástica, Técnica Cirúrgica e História da Medicina.
Pertence às mais importantes entidades médicas de sua área, nacionais e internacionais, acumulando títulos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Federação Íbero e Latino-Americana de Cirurgia Plástica, da International Society Aesthetic Plastic Surgery e do International College of Surgeons.
Além de fundador, atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina e delegado nacional no Brasil da International Society Of History Of Medicine.
Fotos: Marina Bustos