O projeto Música nos Hospitais, parceria da Associação Paulista de Medicina com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, chegou ao Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) na última quarta-feira, 5 de dezembro, para a penúltima apresentação da temporada 2018.
Representando o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, Paulo Manuel Pêgo Fernandes acentuou a importância de receber o projeto no Incore agradeceu os músicos da Orquestra do Limiar e o médico e maestro Samir Rahme por atuarem tão bem com a comunidade médica e com os pacientes.
Rosangela Gigliotti, diretora do Centro de Comunicação Institucional do Incor, enfatizou a importância do projeto e da apresentação para todos no hospital. “Os pacientes e os próprios médicos solicitam muito para a gente trazer esses projetos para cá. Os pacientes que estão deprimidos, acamados, passando por tratamento, têm uma recuperação melhor. A gente faz uma pesquisa de satisfação e eles gostariam que tivesse todos os dias.”
A diretora ressalta que, diferente de outros hospitais, a Enfermagem do Instituto permite que haja apresentações nos leitos de UTI para pacientes que conseguem escutar e interagir, ou seja, que não estão em estado tão grave. “Alguns que não estavam falando começam a se expressar. É muito emocionante, é maravilhoso.”
Essa melhora, segundo ela, é perceptível até mesmo nos funcionários. “As enfermeiras abrem um sorriso e até choram de emoção, falam ‘vocês lembraram da gente’, então é só alegria. Para mim, o Música nos Hospitais é uma coisa ímpar, maravilhoso, um projeto que a gente só tem que parabenizar”, enaltece.
Diversas pessoas que passavam pelo local da apresentação pararam para assistir pelo menos alguma das músicas. Alguns dos espectadores se emocionaram e reagiram animados ao final de “Trem das Onze”, música de Adoniran Barbosa.
O maestro Samir Rahme finalizou agradecendo a presença de todos, explicando mais uma vez qual era o intuito do projeto e dizendo: “É algo para ouvir e meditar”. Desde 2004, o Música nos Hospitais busca promover maior qualidade ao ambiente hospitalar, incluindo não apenas os pacientes, mas seus acompanhantes, médicos e enfermeiros, entre outros funcionários.
A 13ª temporada do projeto está chegando ao fim, sendo que a última apresentação será no dia 12 de dezembro, às 11h, no Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graac).
Fotos: Marina Bustos