Na noite da última terça-feira, 17 de novembro, o salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo recebeu os médicos e profissionais da Saúde voluntários da organização sem fins lucrativos Impacto Saúde para prestar reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos, principalmente, durante o enfrentamento da Covid-19. O 3º vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, Akira Ishida, participou da sessão solene.
“Gostaria de parabenizar esse excelente trabalho. Nestes 90 anos de existência, a Associação Paulista de Medicina tem como missão fortalecer a educação continuada, a defesa profissional, a cultura e a responsabilidade social”, destacou Ishida.
Sobre o comprometimento social, ele ressaltou que o momento de pandemia consolida o conhecimento médico. “Uma das funções nobres da nossa atuação é confortar e ter compaixão. Se compactuou esses dois princípios, a missão médica foi em grande parte cumprida.”
A equipe multidisciplinar voluntária da Impacto Saúde atende, sobretudo, comunidades de imigrantes oriundos de países latinos vizinhos residentes em São Paulo, especialmente da Bolívia. É composta por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, auxiliares, psicólogos, dentistas e agentes que atendem a população sem recursos financeiros.
A médica e ativista Sonia Flores Mamani, tesoureira do IS, fez um breve resumo da entidade que integra o cuidado físico, emocional e espiritual dos pacientes. “Começamos as consultas em mutirão em março de 2017, na primeira Igreja Batista do Brás, sendo realizado cerca de 400 consultas, com nove especialidades médicas, 15 enfermeiras e três psicólogas, além de diversos voluntários, durante uma semana. Sempre falo que a ideia partiu do coração de Deus, de amar o nosso próximo como a nós mesmos.”
Em julho de 2018, na Igreja Batista Nova Sião, no Jardim Brasil, Zona Norte, ocorreram mais de dois mil atendimentos, a ação contou com uma equipe de 25 especialidades. No ano passado, a campanha ultrapassou os sete mil atendimentos, em cinco dias de atuação. “Em todo esse tempo, tivemos o apoio de diversos parceiros, de sociedades, como a Associação Paulista de Medicina, e meios de comunicação”, informou Flores Mamani.
Este ano, em razão da crise sanitária do novo coronavírus, os voluntários readaptaram suas atividades. O grupo disponibilizou contatos particulares para a realização de consultas virtuais, por meio do WhatsApp, para esclarecer dúvidas sobre a doença e prestar atendimentos por vídeo conferência.
“Vivenciamos momentos difíceis para fazer o voluntariado, um trabalho que precisa estar lado a lado para compartilhar e ajudar. Ainda assim, com essas mudanças drásticas, experimentamos sentimentos que não conhecíamos, como medo, frustração e insegurança, e tivemos que nos readaptarmos para atender porque o mundo emergia por esforços, focando nossos talentos e motivações. Por isso, quero agradecer os grandes guerreiros voluntários que deram o melhor de si para a agregar ao outro”, reconheceu o presidente do IS, Omar Henrry Bejarano Gomez
O evento teve o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Tuma que, por motivos de saúde, foi representado por organizadores do evento. “Nós, da Câmara Municipal, temos a honra de recebê-los este dia por todo o trabalho que têm desempenhado. Tenho acompanhado pessoalmente a doutora Sonia e toda a comunidade boliviana nesse enfrentamento da pandemia. Neste momento, fica registrado nossos votos de agradecimentos, recebemos vocês com carinho e apreço”, agradeceu Marcelo Falcome.