Hospital Pérola Byington recebe apresentação do Música nos Hospitais

Na última quarta-feira (3), o programa Música nos Hospitais realizou mais uma apresentação de sua 14ª temporada. Em formato híbrido, o concerto da Orquestra do Limiar - regida pelo médico e maestro Samir Rahme - foi especialmente dedicado a profissionais e pacientes do hospital Pérola Byington, especializado em saúde da mulher.

Últimas notícias

Na última quarta-feira (3), o programa Música nos Hospitais realizou mais uma apresentação de sua 14ª temporada. Em formato híbrido, o concerto da Orquestra do Limiar – regida pelo médico e maestro Samir Rahme – foi especialmente dedicado a profissionais e pacientes do hospital Pérola Byington, especializado em saúde da mulher.

Antes da apresentação, Luiz Henrique Gebrim, diretor técnico do hospital, agradeceu a homenagem do programa e destacou a importância da música no dia a dia dos pacientes. “A nossa prática é atender em tempo recorde o maior número de mulheres que tenham suspeitas de câncer ou violência sexual de alta complexidade. Buscamos resolver estes problemas para que as pacientes possam retomar suas vidas da melhor forma possível.”

De acordo com ele, é muito importante o apoio de áreas que dão suporte à humanização do paciente. “Uma delas é o Músicas nos Hospitais, iniciativa da APM, pois a música traz uma sensação de bem-estar e acolhimento, e isso é muito importante para o nosso dia a dia, independente de termos ou não uma doença, é preciso enfrentar os desafios e lembrar que problemas são resolvidos e, para isso, precisamos de harmonia”, ressaltou Gebrim.

Durante a transmissão, o maestro fez questão de homenagear o músico Nelson José Pinto Freire, considerado um dos principais pianistas de sua geração, que faleceu na última segunda-feira (1), em decorrência de complicações de uma queda. “Nós, músicos, sabemos o quanto custa de tempo, esforço, dedicação, disciplina e sensibilidade para chegar ao nível em que Nelson chegou. É uma perda inestimável, não só para o nosso País, mas para o mundo inteiro.”

O repertório do evento contou com músicas dos compositores Vivaldi (1687-1741), W.A Mozart (1756-1791), J. Brahms (1833-1897), L. Delibes (1836-1891), E. Elgar (1857-1934), Samir Rahme (1957), E. Aguiar, Beatles (Lennon [1940-1980] e McCartney [1942]), Tom Jobim (1927-1994), Piazzolla (1921-1992) e Kleberson Buzo (1982).

Segundo estudos, além de ser uma forma de entretenimento, a música também pode trazer diversos benefícios para a saúde, aliviando dores, melhorando a memória e gerando estímulo para a prática de atividade física. Desde o início do programa, em 2004, ele busca cumprir o seu papel sociocultural de levar alegria ao ambiente hospitalar, por meio de grandes nomes da música clássica e instrumental.

A Orquestra do Limiar é regida pelo médico e maestro Samir Rahme e composta pelos músicos Marcos Scheffel (spalla); Mariya Mihaylova Krastanova, Gabriel Gorun, Nikolay Iliev Iliev e Marcela Sarudiansky (violino I); Kleberson Buzo, Leticia Andrade, Jair Guarnieri e Tiago

Paganini (violino II); Camila Ribeiro Rodrigues e Luan Costa (viola); Mayara Alencar e Fábio Petrucelli (violoncelo); e Thiago Hessel (contrabaixo).

A próxima apresentação será transmitida pelo YouTube no dia 17 de novembro, às 11h30, para o Hospital Municipal do Campo Limpo.