Hospital Geral de Pedreira recebe segunda apresentação do Música nos Hospitais

Na noite da última quinta-feira (3), a Associação Paulista de Medicina realizou a segunda apresentação do Música nos Hospitais, para o Hospital Geral de Pedreira. Em razão da pandemia de Covid-19, a 14ª temporada do programa está ocorrendo de forma híbrida

Últimas notícias

Na noite da última quinta-feira (3), a Associação Paulista de Medicina realizou a segunda apresentação do Música nos Hospitais, para o Hospital Geral de Pedreira. Em razão da pandemia de Covid-19, a 14ª temporada do programa está ocorrendo de forma híbrida.

Assim, o concerto da Orquestra do Limiar ocorrido na sede da APM foi transmitido ao vivo, via YouTube, a pacientes, acompanhantes, médicos e outros profissionais do hospital, que assistiram em televisores instalados no térreo, nos corredores e na área externa, totalizando mais de 600 pessoas acompanhando o evento.

O diretor técnico do Hospital Geral de Pedreira, Fábio Luís Peterlini, agradeceu a todos pela parceria e pelo projeto, em nome da instituição e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). “Mesmo a distância, conseguiram transmitir a orquestra aos nossos pacientes, funcionários e familiares. Desejamos um Feliz Natal e um 2021 com mais saúde a todos.”

Em mensagem gravada especialmente para as transmissões, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, agradeceu o maestro e médico Samir Rahme, os músicos e toda a equipe de colaboradores da Associação que garantiram, sem alteração, os propósitos iniciais do projeto, mesmo a distância. “Ou seja, amenizar a atmosfera do ambiente hospitalar, por meio do contato de pacientes e seus familiares, médicos e demais profissionais de Saúde, com a arte e a cultura, neste caso, com concerto musical erudito instrumental. Tem-se aqui o desafio de manter a qualidade da apresentação e observar as medidas recomendadas para limitar o contágio do vírus”, destacou.

O repertório contou com músicas dos aclamados compositores Padre Antonio Vivaldi (1678-1741), W.A. Mozart (1756-1791), L. V. Beethoven (1770-1827), J. Brahms (1833-1897), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Beatles, Tom Jobim (1927-1994), Astor Piazzolla (1921-1992), César Guerra-Peixe (1914-1993), Clovis Pereira (1932) e A. Copland (1900-1990).

“No presencial, temos intervenções com palmas e agradecimentos, mas agora a nossa realidade é outra, praticamente uma música atrás da outra”, brincou o regente Samir Rahme, interagindo com o público virtual que, por sua vez, pediu que tocassem novamente a composição de Padre Antonio Vivaldi.

O próximo concerto on-line será transmitido ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), às 12h30, no dia 9 de dezembro. E ainda este ano, serão realizadas apresentações ao Hospital Infantil Cândido Fontoura (16/12, às 12h) e ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui (17/12, às 18h30).

Idealizado e realizado desde 2004 pela Associação Paulista de Medicina, o Música nos Hospitais tem o patrocínio, pela segunda temporada consecutiva, do Aché Laboratórios, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Programa Nacional de Cultura (Pronac), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto já foi realizado 190 vezes, em 69 hospitais. Para mais informações, acesse este link.