Com o objetivo de reestruturar o hospital centenário de Santa Catarina, o Hospital de Laguna – Bom Jesus dos Passos aderiu ao Programa Compromisso com a Qualidade (CQH), da Associação Paulista de Medicina (APM), em janeiro.
“O nosso hospital centenário já passou por muitas dificuldades. E há cerca de dois anos, está passando por transformações. Por isso, termos tido a iniciativa de aderir ao programa foi um passo importantíssimo nesta caminhada”, destaca a diretora da instituição, Tatiana Mansur Blosfeld.
As primeiras mudanças, iniciadas há seis meses, estão focadas na cultura organizacional e na reorganização do organograma institucional. “O nosso organograma era confuso e não funcionava na prática. Com a reformulação, vimos a evolução dentro da questão organizacional e da comunicação entre os colaboradores”, informa a diretora, que é clínica geral e especialista em Cuidados Paliativos.
Em dezembro do ano passado, foi feito ainda um planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Tatiana explica que a forma de trabalho foi elaborada em conjunto com todas as lideranças da instituição. “A ideia é prezar pelo processo horizontal de decisão, focado no crescimento sustentável do hospital, na qualidade e na excelência do cuidado. A aderência ao programa vai nos ajudar muito também nessa tarefa.”
Melhora da segurança do paciente
A diretora reitera que, ao olhar para a qualidade da assistência e excelência prestada, a relação entre médicos/profissionais da Saúde e pacientes tende a melhorar. “Essa adesão ao CQH mostra que o hospital tem olhos para melhorar a experiência e segurança do paciente, isso por si só já melhora a relação.”
O Hospital de Laguna iniciou suas atividades há 166 anos. A sua missão preza por “oferecer uma assistência de forma acolhedora, responsável, humanizada e resolutiva para todos”. A visão: “Ter um hospital desejado por todo e qualquer tipo de cliente e profissional, pois somos especialistas em acolher com excelência e responsabilidade”.
O Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) foi criado em 1991 com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de Saúde. Estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional de incentivar a mudança cultural de atitudes e de comportamentos de uma instituição, além de incentivar a atuação coletiva e de grupos multidisciplinares no ambiente hospitalar.
Foto: Elvis Palma