Honorários: Negociações chegam a São José do Rio Preto

Após pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM) detectar, em julho, a explosão da violência contra os médicos e a interferência dos planos nos atendimentos em São José do Rio Preto, a Comissão Estadual de Negociação foi – virtualmente – ao interior para discutir a realidade local e apresentar a pauta deste ano, que solicita um reajuste de 12,32% no valor das consultas.

Últimas notícias

Após pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM) detectar, em julho, a explosão da violência contra os médicos e a interferência dos planos nos atendimentos em São José do Rio Preto, a Comissão Estadual de Negociação foi – virtualmente – ao interior para discutir a realidade local e apresentar a pauta deste ano, que solicita um reajuste de 12,32% no valor das consultas.

O encontro foi com o representante do plano de saúde do Austa Hospital, também conhecido como Hospital Care: o diretor executivo do Grupo Care e da Austa Clínicas, Claudio Tafla. Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da APM, e Leandro Freitas Colturato, presidente da APM São José do Rio Preto, representaram os médicos.

Desde agosto, a Comissão tem se reunido com diversas empresas. Até o momento, além do Austa/Care, os médicos apresentaram suas demandas a: Care Plus, Sompo Saúde, Porto Seguro, Postal Saúde, Caixa Saúde, Unimed Seguros, Gama, Bradesco Saúde, Economus, Funcesp, Cassi, Omint, Life Empresarial e Notredame/Intermédica.

Pauta 2021/2022
O reajuste no valor da consulta de 12,32% é resultado de uma equação envolvendo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o reajuste da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Diante das mudanças aceleradas pela pandemia, a classe médica também reivindica que o valor da teleconsulta seja o mesmo valor da consulta em consultório, preservando os critérios técnicos e éticos de sua realização.

Os médicos pedem, ainda: hierarquização de remuneração de procedimentos seguindo a Tabela de Portes da Classificação Hierarquizada de Procedimentos Médicos da AMB; discussão junto a entidades médicas, prévia à implantação, das novas formas de remuneração; e não descredenciamento imotivado de prestadores médicos.

A Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde é formada pela APM e suas Regionais, com o apoio da Academia de Medicina de São Paulo e das sociedades de especialidades paulistas e nacionais com sede em São Paulo. Todos os anos, os médicos definem uma pauta nova para a saúde suplementar.

Mobilização em SJRP
Em pesquisa, veiculada em agosto, com os médios da região de Rio Preto, a APM detectou que a grande maioria não dispõe de autonomia profissional para a prática da melhor Medicina, por pressões das empresas de planos de saúde. São abusos que interferem na assistência, comprometendo sua qualidade e os serviços prestados à população. A amostragem do levantamento da APM é bastante expressiva. Dos cerca de 2.500 médicos da cidade e microrregião, 354 responderam, o que representa 14% do total de profissionais.

Mais da metade (53,39%) afirma que enfrenta restrição por parte dos planos de saúde à solicitação de exames, imprescindíveis para o diagnóstico de doenças de seus pacientes. E 63% dos profissionais relatam conviver com a chamada “glosa médica”, ou seja, a operadora nega-se a pagar atendimento, internação, exame laboratorial ou de imagem, remédios e outros serviços essenciais já realizados no paciente.

A pesquisa constatou também uma grave afronta à ética: 29% dos médicos sofreram interferência em sua conduta profissional por parte dos planos de saúde. Dificuldades para internar os pacientes e ameaças de descredenciamento são outros problemas relatados pelos participantes do levantamento.

A APM e a Regional São José do Rio Preto denunciaram a situação às autoridades públicas e divulgaram essa realidade, bem como os números do alarmante crescimento da violência na região, à imprensa.

Notícias relacionadas:
05/11/2021 – Honorários: Comissão e empresas voltam a se reunir para negociação
22/09/2021 – Honorários: Comissão de Negociação segue encontros
13/09/2021 – Honorários: mais duas operadoras conhecem pauta 2021/22
08/09/2021 – Honorários: Comissão estadual apresenta pauta a mais quatro operadoras
27/08/2021 – Honorários: Comissão de Negociação dá prosseguimento às reuniões
23/08/2021 – Honorários: Comissão Estadual inicia ciclo de negociações com operadoras
08/06/2021 – Comissão Estadual de Negociação com os planos de saúde divulga pauta 2021/22