Homenagens e muita emoção marcaram a solenidade de posse da nova Diretoria da Academia de Medicina de São Paulo, na última terça-feira, 7 de março, no Auditório da Associação Paulista de Medicina. José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM e até então da AMSP, deu as boas-vindas e agradeceu aos mais de 150 participantes do evento. Dando início à sessão solene, ele convidou alguns membros para compor a mesa de honra, a começar pelo novo presidente da AMSP, Hélio Begliomini, titular e emérito da cadeira nº 21, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Para completar a composição da mesa, o 3º vice-presidente da APM e 1º tesoureiro da Associação Médica Brasileira, Akira Ishida, titular da cadeira nº 67 da AMSP, cujo patrono é Affonso Régulo de Oliveira Fausto; José Hugo de Lins Pessoa, titular da cadeira nº 61, cujo patrono é Álvaro Guimarães Filho Antônio; Carlos Lima Pompeo, titular da cadeira nº 62, cujo Patrono é Vital Brazil; Giovanni Guido Cerri, titular e emérito da cadeira nº 53, cujo patrono é Carlos da Silva Lacaz, neste ato representando a Academia Nacional de Medicina; William Eduardo Nogueira Soares, presidente da Academia Sergipana de Medicina e fundador da cadeira nº 27 daquele mesmo sodalício; e Jurandir Marcondes Ribas, presidente da Academia Paranaense de Medicina e titular da cadeira nº 25 daquele mesmo sodalício.
Após a execução do hino nacional, Amaral falou da satisfação de presidir a cerimônia. “É com imensa alegria que gostaria de saudar todos os colegas e seus familiares aqui presentes neste momento tão importante.” Ele, que é 88º presidente da Academia de Medicina de São Paulo e o 1º ocupante da cadeira nº 23, discursou sobre seus últimos anos à frente da instituição, homenageou os colegas que morreram durante a pandemia de Covid-19 e desejou boa sorte ao novo presidente.
Hélio Begliomini, por sua vez, se emocionou ao apresentar um pouco de sua trajetória profissional, atrelada ao sonho de ser médico. “Quero saudar todos os membros da mesa de honra e ao presidente desta casa, José Luiz Gomes do Amaral. Os presentes aqui fazem parte da minha vida. Certamente, com esse seleto time da nova Diretoria estarei muito fortalecido. Estou muito emocionado e agradeço aos meus amigos, familiares e à Associação Paulista de Medicina por esse espaço belíssimo”, finaliza.
Biênio 2023-2024
A nova Diretoria terá vigência entre 7 de março de 2023 e 6 de março de 2025 e será composta por:
Helio Begliomini, presidente
Walter Manna Albertoni, vice-presidente
Sérgio Bortolai Libonati, secretário-geral
Flávio Antônio Quílici, secretário-adjunto
Paulo Manuel Pêgo Fernandes, 1º tesoureiro
Marilene Rezende Melo, 2ª tesoureira
Juarez Moraes Avelar, diretor Cultural
Edmund Chada Baracat, diretor de Comunicações
Guido Arturo Palomba, Giovanni Guido Cerri e José Luiz Gomes do Amaral, compondo a Comissão de Patrimônio
Linamara Rizzo Battistella, Ramiro Colleoni Neto e Sônia Maria Rolim Rosa Lima, compondo o Conselho Científico
Hélio Begliomini
Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1978), com residência em Urologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (1979 – 1981) e mestrado em Medicina (Urologia) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1984). Também é especialista em Medicina do Trabalho e foi um dos fundadores e diretor clínico do Instituto de Medicina Humanae Vitae (IMUVI).
É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional São Paulo (Sobrames/SP), onde foi presidente em algumas gestões. Presidiu também a Sobrames Nacional, o mais jovem a ocupar os postos. Desde 2020, é presidente da Academia Cristã de Letras e em 2005, foi agraciado com a publicação de seu nome na renomada enciclopédia “Who’s Who in the World” (Encyclopdia Britannica, Inc.) e recebeu título honorífico do Distrito 4430 do Rotary International.
Considerações dos membros da mesa
“Quero dar as boas-vindas a todos e dizer que a APM nasceu da Academia, e nós somos filhos da Academia”, Akira Ishida.
“Cumprimento os colegas neste momento tão importante. A Academia de Medicina de São Paulo é uma das defensoras da qualidade da Saúde e do ensino, papel que se torna cada vez mais importante neste novo momento que estamos entrando”, Giovanni Cerri.
“Desejo boa sorte para a nova Diretoria”, William Soares.
“Agradeço participar do evento da centenária Academia de Medicina de São Paulo e parabenizo o ex-presidente José Luiz Gomes do Amaral pela brilhante gestão e o presidente eleito, Hélio Begliomini”, Jurandir Ribas.
“A posse é um momento de festa, porque mostra que a Academia é imortal. É uma oportunidade para agradecer à Diretoria anterior por tudo o que foi feito e renovar as esperanças com a nova. Certamente, estamos diante de um time de peso”, José Hugo Pessoa.
“Ter o Hélio eleito presidente da Academia de Medicina de São Paulo é um momento de alegria”, Carlos Pompeo.
Texto: Alessandra Sales
Fotos: Alexandre Diniz