Com estreia prevista inicialmente para março deste ano, a 14ª temporada do programa Músicas nos Hospitais foi suspensa por conta da pandemia de Covid-19 e retomada no último dia 2 de dezembro, no Hospital Cruz Verde.
O concerto ocorreu de forma híbrida, com a Orquestra do Limiar – conduzida pelo médico e maestro Samir Rahme – tocando na sede da Associação Paulista de Medicina e transmitindo via YouTube para os pacientes, acompanhantes, médicos e outros profissionais da Cruz Verde por meio de telões colocados nas dependências do hospital. A superintendente da instituição, Marilene Pacios, também participou do evento e fez um breve discurso de agradecimento.
Antes do início da transmissão, o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, deixou um recado lembrando a importância da iniciativa e parabenizou os colaboradores da APM, maestro e músicos que ajudaram a manter a essência do projeto no novo formato.
“Assinalo aqui o qualificado esforço de todos que lograram garantir sem alteração os propósitos do projeto, ou seja, amenizar a atmosfera do ambiente hospitalar por meio do contato dos pacientes e familiares, médicos e profissionais da Saúde com a arte e a cultura, nesse caso concerto de música erudita e instrumental”, comentou.
O repertório da primeira apresentação contou com músicas de aclamados compositores: W.A. Mozart L. V. Beethoven, J. Brahms, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Astor Piazzolla, César Guerra-Peixe, Edmundo Villani-Côrtes, tendo espaço também para o bom e velho Rock N’Roll, com I want to hold your hands dos Beatles.
A iniciativa é promovida pela APM desde 2004 e há duas temporadas consecutivas em parceria com o Aché Laboratórios, aprovada pelo Programa Nacional de Cultura (Pronac), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto já foi realizado 189 vezes, em 68 hospitais.
A segunda apresentação da temporada 2020/2021 ocorre nesta quinta-feira (3), no Hospital Geral de Pedreira, com transmissão pelo YouTube a partir das 18h30. E no próximo dia 9 de dezembro, serão beneficiados os pacientes e profissionais do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, com concerto a partir das 12h30.
Para mais informações, acesse este link.