Diretor Científico da APM é eleito vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP

Seguindo os termos do Estatuto da Universidade de São Paulo, Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá foi eleita diretora da Faculdade, enquanto Paulo Manuel Pêgo Fernandes passará a assumir a vice-diretoria da FMUSP

Últimas notícias

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou um pleito na última sexta-feira, 30 de setembro, para eleger os novos nomes que ocuparão os cargos de diretor e vice-diretor da instituição. Seguindo os termos do Estatuto da Universidade de São Paulo, Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá foi eleita diretora da Faculdade, enquanto Paulo Manuel Pêgo Fernandes passará a assumir a vice-diretoria da FMUSP.

Eloísa Bonfá é formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, realizando residência em Clínica Médica, doutorado e livre-docência na mesma instituição. Atualmente, é diretora clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP, além de ser coordenadora da rede de Centros Universitários de Dispensação de Medicamentos de Alta Complexidade (CEDMAC) do estado de São Paulo, sendo especialista em lúpus eritematoso sistêmico, auto-anticorpos e terapia biológica.

Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina, Paulo Pêgo se graduou na própria FMUSP, destacando-se pela sua atividade acadêmica durante o curso e sendo consagrado com o Prêmio Edmundo Vasconcelos, que nomeia os melhores alunos de Cirurgia de cada turma. Foi aprovado em primeiro lugar nos exames de residência de Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP e de Cirurgia Cardíaca, realizada no Instituto do Coração.

Durante sua carreira acadêmica, o novo vice-diretor da FMUSP atuou em conjunto a órgãos colegiados da instituição, como o Departamento de Cirurgia, a Coordenadoria de Aprimoramento Médico, a Comissão de Infecção Hospitalar, o Departamento de Cardiopneumologia e a Congregação.

Além disso, participou da Diretoria de sociedades de especialidades, como a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo e a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Atualmente, Paulo Pêgo ainda é chefe do Departamento de Cardiopneumologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da FMUSP.

Como diretor Científico da APM, recentemente pôde acumular mais uma conquista, tendo em vista que a revista científica São Paulo Medical Journal – Evidence for health care atingiu um fator de impacto inédito junto ao Journal Citation Reports/Science Edition (ISI), indo de 1.044 para 1.838, representando a relevância da publicação para o público nacional e internacional.

Sobre a FMUSP

A Faculdade de Medicina da USP é uma das maiores instituições de ensino médico do Brasil, sendo também grande referência para o mundo. Seu pioneirismo e excelência são importantes pilares desde 1912, ano de sua fundação. No ano de 1931, o atual prédio em que a FMUSP está localizada (na Avenida Dr. Arnaldo, 455) foi inaugurado e, a partir de 1934, a Faculdade passou a integrar a Universidade de São Paulo.

Os cursos de graduação da FMUSP são cinco: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Educacional e Física Médica. A Faculdade é responsável por englobar o maior complexo de hospitais da América Latina, o Hospital das Clínicas, que anualmente realiza mais de 50 mil cirurgias.

No ano de 2015, a Faculdade de Medicina da USP passou a implementar o Medical Winter Schools, programa que recebe alunos de diferentes universidades ao redor do Planeta. A instituição é uma aliada à Ciência e busca se manter atualizada em ensino e pesquisa, tendo parceria com diversos institutos da Universidade de São Paulo.

Fotos: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Wikipedia)