Coronavírus: médicos hispano-americanos criam páginas para consultas virtuais

Médicos e profissionais da Saúde hispano-americanos estão realizando consultas virtuais, por meio do WhatsApp, para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus e prestar atendimentos por vídeo conferência

Últimas notícias

Médicos e profissionais da Saúde hispano-americanos estão realizando consultas virtuais, por meio do WhatsApp, para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus e prestar atendimentos por vídeo conferência. A equipe multidisciplinar voluntária Impacto Saúde atende, sobretudo, comunidades de imigrantes oriundos de países latinos vizinhos residentes em São Paulo, especialmente da Bolívia.

“Recomendamos medidas básicas, como manter-se em casa o máximo possível, só sair se for à padaria, ao supermercado e à farmácia, que são lugares essenciais. Pedimos para higienizarem as mãos o maior número de vezes possível, com água e sabão e álcool em gel, entre outras medidas”, orienta nas consultas on-line o presidente do IS, Josue Rios Velarde.

O grupo também foi convidado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, por intermédio da médica e ativista Sonia Flores Mamani, para atender fisicamente em Unidades Básicas de Saúde, nas mais diversas regiões da capital.

“Nas últimas semanas, suspendi cirurgias eletivas e me dispus, de maneira voluntária, a fazer parte da linha de frente das equipes de enfrentamento da pandemia. A maioria dos nossos compatriotas médicos já estão trabalhando nas UBSs”, destaca Sonia.

“Estamos realizando ainda inscrições para as próximas tarefas, que se iniciam a partir do dia 3 de abril. Também disponibilizamos na nossa página https://www.facebook.com/IMPACTOSAUDEOFICIAL orientações para contermos a propagação do vírus”, informa o vice-presidente do IS, Omar Henrry Bejarano Gomez.

A assistência conta ainda com orientações de dentistas, enfermeiros e auxiliares. “Juntos somando forças para combater essa pandemia. Nossa tarefa no Impacto Saúde, especificamente, é educar, orientar as famílias, facilitando as informações de forma simples e clara, sempre com vídeos, além dos colegas que estão na linha de frente nas UBSs para o atendimento direto”, conta a enfermeira Mirian Mamani Flores.

De acordo com Sonia, há casos confirmados de contaminação por Covid-19 entre a comunidade hispano-americana, com três casos graves e óbitos confirmados. “Um deles é médico e os outros dois, um pai e um filho. Todos estão entubados. Recentemente, faleceu um colega meu.”

A equipe também oferece acompanhamento psicológico. “O isolamento social pode causar alterações na saúde mental do ser humano, desde ansiedade a depressão. Por isso, contamos com uma equipe de profissionais para dar esse suporte”, acrescenta Velarde.

O Impacto Saúde tem parceria com os portais Bolívia Cultural e Planeta América Latina para difundir seus conteúdos informativos aos imigrantes latino-americanos. “Neste momento de solidariedade e de participação social, por que não unir as campanhas e o público em um território tão grande como o brasileiro? E a tecnologia digital tem grande importância nesse sentido. Trabalhamos já há 12 anos com portais de notícias. Neste momento, queremos replicar as informações e unir os anseios no sentido de colaborar nesse ambiente médico tão importante para a sociedade como um todo”, disse o diretor das plataformas Antonio Andrade Vargas.

Voluntários por Amor

O Impacto da Saúde faz parte do projeto Voluntários por Amor, surgido em 2017 e que conta com o apoio da Associação Paulista de Medicina desde 2018. É uma equipe composta por 160 voluntários ativos, que vão de médicos, enfermeiros e profissionais da Saúde a equipes de limpeza, alimentação, segurança e recreação, que fazem atendimento gratuito a comunidades de fala hispânica e brasileira anualmente. Bolivianos, peruanos, paraguaios, chilenos, uruguaios e brasileiros são as nacionalidades de muitos dos especialistas.