No quarto concerto da temporada 2018 do Música nos Hospitais, a Orquestra do Limiar esteve no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na última quarta-feira, 26 de setembro. Com a presença de médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e acompanhantes, a apresentação lotou a recepção do Prédio III.
Sérgio Luiz Navarro, vice-diretor do hospital, deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância da música. “Realmente é uma obra divina capaz de consolar os inconsolados, ajudar quem precisa ser ajudado e tem também o poder de elevar o espírito. Temos muita satisfação em receber a orquestra e levar momentos de alegria para as pessoas”, afirmou.
“É um prazer para nós estar novamente neste hospital de referência, que é o Dante Pazzanese. Neste concerto, traremos as peças mais bonitas e que vão tocar direto no coração de vocês, além de nos ajudar a resetar o HD mental”, declarou o médico e maestro Samir Rahme, antes de iniciar o concerto – tradicionalmente com a peça “Allegro do Concerto de Brandenburgo nº 3”, de J. S. Bach.
Logo depois, a orquestra tocou algumas das principais composições da música clássica, como “Minueto e Trio” (de L. Bocherini), “Adagio Cantabile da Sonata nº 8” (L. V. Beethoven) e “Novitango” (de Piazzola).
Os músicos também tocaram músicas populares como “Despacito” (de Luiz Fonsi) e “Será” (Legião Urbana). “Não dá orgulho ver uma coisa tão bonita? O que nós mais queríamos está na face de vocês. Então, divulguem o Música nos Hospitais para que essa alegria se espalhe por aí”, declarou o maestro ao finalizar a apresentação.
Após o concerto principal, os músicos seguiram em duetos e quartetos para outros andares e prédios do hospital, assegurando que os pacientes que não puderam se locomover também aproveitassem a música.
Música nos Hospitais
A APM promove o projeto desde 2004, aprovado pelo Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura. Nesta temporada, está sendo realizado em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos.
Até o fim de 2018, o projeto passará por 13 hospitais nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. Ao longo de sua história, já teve mais de 170 concertos, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando cerca de 70 hospitais e reunindo mais de 60 mil pessoas – entre médicos, profissionais de Saúde, funcionários das instituições, pacientes e familiares.
A próxima apresentação gratuita ocorre no dia 10 de outubro, às 11h, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo – Rua Maestro Cardim, 769 – Bela Vista / Recepção Social – Térreo – Torre 4.
Fotos: Marina Bustos.