Na manhã da última sexta-feira, 3 de fevereiro, a direção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) recebeu representantes do Governo de Moçambique que vieram participar de uma intensiva capacitação, no âmbito do projeto de cooperação técnica trilateral “Fortalecimento de Capacidades em Gestão Hospitalar Visando Melhoria da Prestação de Serviços à Saúde da População” .
A delegação moçambicana se reuniu no prédio da Administração do HCFMUSP com diretores e gestores de Saúde, e oficiais dos governos do Japão e do Brasil – representando suas respectivas agências de cooperação técnica – para apresentar o projeto, que tem o objetivo de fortalecer institucionalmente o Hospital Central de Maputo, por meio de capacitação de seu corpo técnico em gestão hospitalar. Esta é uma iniciativa implementada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação – ABC e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA.
A reunião contou com a presença do secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Sérgio Okane. “A secretaria se sente honrada com a participação do Hospital das Clínicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) está em constante evolução, e vocês podem ter soluções que possam nos ajudar, assim como nós também. O importante é oferecer uma Saúde de qualidade à população e, com isso, cresceremos juntos”, destacou.
Dedicada ao projeto desde o início, a coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Maria Aparecida Novaes, definiu a grandeza desta ação como uma expertise inegável. “É muito importante, nos próximos passos de capacitação, fortalecer a troca entre os gestores. O Hospital das Clínicas nos ajudou muito e estamos prontos para compartilhar conhecimentos. Quero agradecer a equipe da ABC e a área de Recursos Humanos. Espero que esse projeto não se esgote”, explicou.
Em setembro do ano passado, um grupo de gestores de Saúde de São Paulo indicados pela SES-SP e coordenados pela ABC/MRE esteve em Moçambique para conhecer o sistema de Saúde daquele país. Como esperado nos termos de referência da missão brasileira, foi estabelecido um planejamento estratégico de capacitação como parte integrante do documento de Projeto de Cooperação Técnica (PCT). “O HC é um dos maiores complexos da América Latina e um dos melhores hospitais públicos, referência em capacitação para a qualidade da assistência nas áreas de Imagiologia, Pneumologia e Neonatologia. Esse momento de troca de informações com os colegas de Moçambique é muito valioso. Quero agradecer essa aliança tripartite entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Associação Paulista de Medicina (APM), por meio do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mostrando a dimensão desta iniciativa. Espero que aproveitem a oportunidade e coloco o HC à disposição de todos vocês”, complementou o vice-diretor clínico do HCFMUSP, Edivaldo Massazo Utiyama.
Antônio José Pereira, superintendente do HCFMUSP, também agradeceu a Jica, a Secretaria de Estado da Saúde, APM e o HC, instituição que está entre as 50 melhores do mundo e é uma importante força para o SUS. “Nós estamos aqui para recebê-los, mas, certamente, teremos muito a aprender com vocês.”
A comitiva de Moçambique ficará no Brasil até o dia 17 de fevereiro e está representada pelo corpo clínico e técnico do Hospital Central de Maputo (HCM). Após o processo de imersão no Brasil, os integrantes farão chegar todo conhecimento adquirido a outras instituições centrais de Moçambique, como Beira, Quelimane e Nampula. Os profissionais de saúde de Moçambique receberão, também, capacitação em Regulação de Pacientes e participarão de oficinas de planejamento e sensibilização, além de discussões sobre possíveis interações entre os sistemas de Saúde dos dois países.
O representante da Agência Brasileira de Cooperação, Sr. Wofsi Yuri de Souza, agradeceu a parceria com a SES-SP e com o HCFMUSP e ressaltou a importância de Moçambique, informando que aquele país é o mais beneficiado pela cooperação brasileira, tanto em volume de recursos humanos, em diversidade de áreas temáticas, incluindo Saúde, e recursos financeiros. Reafirmou o compromisso da ABC com o projeto trilateral, assegurando os recursos financeiros para garantir a participação de técnicos brasileiros nas atividades de cooperação em Moçambique.
“A capacitação adquirida em solo brasileiro será compartilhada com os colegas da área clínica e da Enfermagem. Agradeço, em nome da comitiva, a receptividade do Hospital das Clínicas. Vamos tirar o máximo do que aprendermos aqui, mesmo sabendo das dificuldades do nosso país. Vamos em frente em busca de melhorar a Saúde da nossa população”, afirmou Maria da Felicidade Munguambe, diretora administrativa do HCM.
Por fim, o professor titular da disciplina de Pneumologia do HCFMUSP, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, comentou que o uso de Telemedicina permite expandir a Saúde para áreas distantes. “Os recursos tecnológicos ajudam e facilitam os resultados relacionados à capacitação. Estamos muito animados com o projeto e tenho certeza de que o resultado será positivo”, finalizou.
Fotos: Marina Bustos