Na última sexta-feira, 7 de julho, a amazona Mariana Ferreira Silva e seu cavalo Barão de Itapetininga, representantes do Centro Hípico do Hotel Fazenda da Associação Paulista de Medicina no Campeonato Paulistão de hipismo, garantiram vaga para o Campeonato Brasileiro deste mesmo esporte.
Mary Silva – como é conhecida – com 9 anos de idade, disputou na categoria de iniciantes mini mirim (INC/MMR) no Paulistão. A jovem saltou em pista de areia na categoria de 0,80 m. Na vigésima colocação, ela acumula 54,88 pontos e é a competidora da modalidade que possui a menor diferença em relação à distância final, com 0,12 m.
As excelentes pontuações são fruto de seu esforço e do treinamento recebido pelo centro que a atende. Agora, ela irá competir no Campeonato Brasileiro, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo, entre os dias 25 e 30 de julho no Clube Marapendi, no Rio de Janeiro. De acordo com o regulamento da organização que realizará o evento, a amazona está apta a participar da Série Principal, categoria que exige idade mínima de 8 anos e altura mínima de 0,80 m e máxima de 0,85 m.
Após os saltos, os critérios adotados para definir as melhores colocações serão as penalidades de pista e a proximidade do tempo ideal. Os três primeiros classificados receberão medalha de ouro (aproximação de até 0,5 segundo acima ou abaixo do tempo ideal), medalha de prata (aproximação de até 1 segundo acima ou abaixo do tempo ideal) e medalha de bronze (aproximação de até 2 segundos acima ou abaixo do tempo ideal).
Mary também faz parte do Saltando na Serra, campeonato do Centro Hípico do Hotel Fazenda APM, no qual ela compete em diversas categorias e com diferentes equinos. Atualmente, na classificação de 0,80 m, ela e a égua SL Hannah encontram-se na 3ª colocação; já na modalidade de 0,90 m, com o cavalo Barão Leopoldina, ocupam a 6ª posição.
Segundo Bráulio Ferreira, líder do Centro Hípico, ela se destaca pelo foco e chega a treinar de duas a três vezes por semana. A Associação Paulista de Medicina parabeniza Mary Silva e Barão de Itapetininga pelos resultados e deseja sorte para os desafios futuros!
O Centro Hípico possui funcionamento diário e está aberto em diferentes horários. Os interessados podem participar de uma série de atividades, como aulas de equitação, passeios e voltinhas.
Fotos: Alexandre Diniz