Brasil é um dos maiores tributadores de empresas

País perde apenas para Malta no número de impostos cobrados

Últimas notícias

De acordo com reportagem publicada no portal da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com dados do estudo divulgado pela plataforma CupomValido e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países que mais tributam empresas, ficando atrás apenas de Malta.

As informações apontam que, levando em consideração todos os impostos que são cobrados, a média da alíquota paga pelas empresas brasileiras é de 34%, valor que, comparado com o índice mundial, representa 70% a mais.

O Brasil constitui uma seleta lista de 18 nações que possuem tributações acima dos 30% – valor superior ao que é tarifado por países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Japão. Não obstante, no País, as organizações também são cobradas em dois impostos, sendo eles o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Além de Malta e Brasil, os outros países que compõem a lista são, respectivamente, Namíbia, Portugal, Colômbia, Argentina, Austrália, República Democrática do Congo, Costa Rica e Gabão.

A análise indica que, entre os anos 2000 até 2021, uma boa parte dos países conseguiu diminuir a alíquota de tributos pagos pelas empresas, passando de 28,3% em 2000 para 20% em 2021. Os que mais diminuíram as cobranças de impostos foram Angola (-5%) e França (-3,6%). Por outro lado, cinco países aumentaram suas taxas de tributação: Andorra, Hong Kong, China, Maldivas e Omã.