APM participa do Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular

Entre os dias 28 e 30 de abril, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) realizou a primeira edição do Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular (Cisp)

Últimas notícias

Entre os dias 28 e 30 de abril, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) realizou a primeira edição do Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular (Cisp) – a partir da experiência de 40 edições do Encontro Vascular da Regional São Paulo. Realizado de forma multidisciplinar, o evento teve foco nas doenças arteriais, venosas e linfáticas, reunindo mais de 500 participantes.

O presidente da SBACV-SP, Fabio Rossi, relata que o evento surgiu da necessidade de atualização. “Quando começamos a planejar o nosso evento científico anual, percebemos que não podíamos deixar de considerar a necessidade de inovar e dar um passo à frente no formato de entrega de conteúdo em Educação Médica Continuada para os nossos associados, que fosse mais participativo, e que estimulasse a interação entre os colegas, por meio da troca de ideias e experiências. E foi com esse olhar de mudança que nasceu o CISP”.

O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, foi um dos convidados da conferência. Ele destacou que um congresso de tamanha magnitude contribui para as transformações positivas que a Cirurgia Vascular vem passando no decorrer dos anos, de modo que este fenômeno possibilita maior troca de informações entre os especialistas do segmento, além de contar com a divulgação de novas técnicas e condutas de qualidade que possibilitam melhor atendimento aos pacientes.

Contando com especialistas nacionais e internacionais, os temas abordados no Congresso se dividiram entre Flebologia Moderna, com ênfase no resultado estético; Aorta/Aneurisma; DAOP/Revascularização; Trauma Infrainguinal; Acesso Vascular; Terapia Degenerativa e Curativos; Pé Diabético; Carótida; e Flebologia/Endovenoso. Utilizando casos reais, os palestrantes puderam demonstrar como acontecem diagnóstico e tratamento, pontuando as técnicas realizadas durante os procedimentos e quais foram os efeitos obtidos.

Dentre as novidades tecnológicas apresentadas na convenção, o uso de cateteres para tratamento de tromboembolismo venoso foi o principal destaque, uma vez que por meio desta técnica é possível aspirar e retirar o trombo de forma imediata – de modo que procedimentos utilizando substâncias trombolíticas que podem provocar hemorragias são muito raros.

Fábio Rossi relatou que a realização do Cisp foi um marco para a história da Regional, já que todas as partes organizadoras tiveram uma voz ativa, o que possibilitou sucesso ao evento. “Tenho certeza de que o Cisp foi exponencialmente importante e de grande contribuição para o crescimento da Cirurgia Vascular”, finalizou.

Fotos: Divulgação