APM organiza o 11º Neurinho, Encontro de Neurocirurgiões Jovens do Estado de São Paulo

Inovações tecnológicas, melhores práticas e novas abordagens cirúrgicas para procedimentos intracranianos e da coluna espinhal foram alguns dos assuntos discutidos no evento

Últimas notícias

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a Associação dos Neurocirurgiões do Estado de São Paulo (Sonesp) realizou o Neurinho2024 – 11º Encontro de Neurocirurgiões Jovens do Estado de São Paulo e o 7º Congresso Brasileiro de Abordagens Neurocirúrgicas, com organização da Associação Paulista de Medicina.

No dia 12, os congressistas participaram do pré-congresso, com o curso teórico-prático “Hands-On de Microanastomose Vascular (Bypass) em Modelo com Placentas”, realizado na Medtronic Brasil. E nos dias 13 e 14, o evento ocorreu na sede da APM, reunindo quase 200 participantes.

Reconhecido como o mais importante Congresso sobre abordagens neurocirúrgicas, o Neurinho contou com a presença de renomados especialistas, que compartilharam experiências, inovações tecnológicas, melhores práticas e novas abordagens cirúrgicas, tanto para procedimentos intracranianos quanto para a coluna espinhal.

Durante a abertura, o presidente da Sonesp, Jean Gonçalves de Oliveira, deu boas-vindas aos participantes e agradeceu especialmente aos que vieram de fora de São Paulo. “Quero também agradecer àqueles que me antecederam na Sonesp, aos palestrantes, aos membros da Diretoria, aos residentes, aos estudantes de Medicina, à APM, que nos recebeu de maneira tão acolhedora, e ao presidente da entidade, Antonio José Gonçalves”, destacou Oliveira, que também é chefe da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Gonçalves, por sua vez, expressou sua gratidão e cumprimentou toda a Diretoria presente no evento. “É uma satisfação recebê-los em nossa casa. Desejo que a parceria entre a APM e a Sonesp perdure por muitos anos. Temos hoje no Brasil aproximadamente 600 mil médicos, entre especialistas e generalistas, e gostaria que mais sociedades de especialidades estivessem aqui, na Associação Paulista de Medicina. A APM estará sempre de portas abertas.”

A abertura do evento foi conduzida pelo mestre de cerimônias e secretário da Sonesp, Flávio Key Miura. Além de Jean Gonçalves de Oliveira e Antonio José Gonçalves, compuseram a mesa o presidente da Federação Latino-Americana das Sociedades de Neurocirurgia (FLANC) e presidente eleito da WFNS, Luis Alencar Borba; o coordenador da Comissão Científica do Neurinho, José Carlos Esteves Veiga; o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Paulo Henrique Pires de Aguiar; e o presidente do Conselho Deliberativo da Sonesp, Miguel Giudicissi Filho.

“Vejo renascer a Sonesp que, anos atrás, lutava dentro da corporação e, hoje, luta mais uma vez pela Neurocirurgia. O Neurinho foi feito para os jovens neurocirurgiões que acreditam e acreditaram na Neurocirurgia, especialmente no valor da microcirurgia. Precisamos nos preparar cada vez mais, pois são eles o futuro da Neurocirurgia”, destacou Luis Alencar Borba.

Na ocasião, Miguel Giudicissi Filho também falou do orgulho de ter feito parte da fundação dessa sociedade. “Todos aqui lutaram para chegar aonde estamos. Enfrentamos muitas resistências, o que fortaleceu a Sonesp. Ela foi criada para vocês, jovens, que devem carregar esse legado e mostrar o seu valor. Agradeço a todos”, acrescentou.

José Carlos Esteves Veiga e Paulo Henrique Pires de Aguiar expressaram seus agradecimentos e saudaram todos os presentes.

Durante os três dias de evento, as palestras e os workshops foram conduzidos por especialistas, que abordaram desde novas técnicas cirúrgicas até perspectivas recentes para o tratamento de condições neurológicas complexas.

Foram abordados temas como “Anatomia e cirurgia da órbita”; “Abordagens anteriores à base do crânio”; “Abordagens microneurocirúrgicas para aneurismas cerebrais: o valor da diversidade”; “Endoscopia da coluna lombar e torácica”; “Coluna cervical e junção craniocervical”, entre outros.

Fotos: Alexandre Diniz