Na última terça-feira, 4 de abril, a Associação Paulista de Medicina sediou o 20º Encontro de Boas Práticas do Programa Agita São Paulo, com o objetivo de divulgar e apresentar as experiências bem-sucedidas, servindo de motivação e guia para os novos parceiros. O evento faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril, que este ano tem como tema “Divirta-se e Seja Ativo!”.
O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, abriu a cerimônia agradecendo aos presentes. “É uma imensa satisfação participar mais uma vez deste encontro, agora que chegamos à 20ª edição. Quero cumprimentar meus colegas e dizer que a APM é a casa de todos vocês. Sabemos a importância de cuidar da Saúde e praticar exercícios físicos é fundamental para as nossas vidas.”
Gilberto Natalini, médico e ex–vereador de São Paulo, também marcou presença e falou da importância do programa. “Eu já perdi as contas das vezes que participei desta iniciativa, inclusive, da caminhada. É importante dizer que o Programa Agita São Paulo precisa de ajuda do Poder Público, tanto estadual quanto municipal e federal. Caso contrário, a gente não consegue fazer as coisas.”
O Programa Agita São Paulo foi criado em 1996, com o intuito de combater o sedentarismo no estado de São Paulo, promovendo a atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida mais ativo. É coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.
“Quero agradecer a presença de todos vocês. O Programa Agita São Paulo volta às ruas para combater este fator de risco tão prevalente na população”, destacou o coordenador geral do Programa Agita São Paulo, Victor Matsudo.
Abril Verde é o mês dedicado ao combate ao sedentarismo e incentivo à prática regular de atividade física. No último domingo, 2 de abril, ocorreu a caminhada do Agita Mundo na Avenida Paulista, que reuniu centenas de participantes.
Agita São Paulo
O programa nasceu da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, objetivando socializar o conhecimento técnico-científico atual sobre Saúde e doença, bem como mobilizar a população para ações preventivas, como prática individual ou coletiva.
Com a implantação do Programa Agita Brasil, que teve apoio do Ministério da Saúde e com o sucesso da iniciativa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) o reconheceu como um modelo de promoção da Saúde.
A partir disso, nasceu o movimento internacional Agita Mundo, inspirado no Agita São Paulo, que passou a ser um evento permanente no Dia Mundial da Atividade Física.
Texto e fotos: Alessandra Sales