Covid: menores de 5 anos são 8,5% dos internados

Entre julho e setembro deste ano, crianças menores de cinco anos passaram a responder por 8,5% do total das internações por Covid-19 no Brasil.

Saúde e sociedade

Entre julho e setembro deste ano, crianças menores de cinco anos passaram a responder por 8,5% do total das internações por Covid-19 no Brasil, um aumento de 50% em relação ao primeiro semestre do ano, segundo um levantamento feito pela Observa Infância, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira.

Entre janeiro e junho deste ano, o grupo representava 5,6% das hospitalizações por complicações da doença.

Com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, entretanto, por conta da baixa adesão à vacinação nessa idade, a queda pode ser mais lenta. Em julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, porém, até 23 de setembro, somente 2,5% da população com essa idade havia recebido as duas doses da vacina.

Segundo a Fiocruz, entre menores de 5 anos, a redução nas hospitalizações foi de 250%, número abaixo da queda de 325% entre os maiores de 60 anos.

“A cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por Covid-19 no Brasil”, afirma Cristiano Boccolini, autor do estudo e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.