As regionais do ABC da Associação Paulista de Medicina – Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul – lançaram a campanha Covidamente (Covid+Mente), que busca trazer melhoria à saúde mental e apoio aos médicos que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
Tanto a saúde mental quanto emocional dos profissionais de Saúde em todo o mundo piorou consideravelmente, desencadeando sintomas e transtornos depressivos, ansiedade e estresse. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídio entre este público é de três a cinco vezes maior do que na população em geral.
De acordo com pesquisa do Medscape, realizada em janeiro deste ano, 69% dos médicos se sentem para baixo, desanimados e tristes, em virtude da pandemia, na qual eles têm sido extremamente afetados física e mentalmente.
Desta forma, a primeira ação do projeto Covidamente é uma pesquisa – totalmente sigilosa, séria, prática e rápida – para saber como está a saúde mental dos profissionais da Saúde e, a partir das informações coletadas, poder criar um plano de ação.
Se você é médico, participe. E compartilhe com os colegas essa iniciativa. Acesse a pesquisa clicando neste link.