Araraquara: especialista fala sobre diabetes

Em um vídeo, a endocrinologista Vanessa Martelli ressaltou a importância de se atentar ao diabetes diariamente

Regionais

Nesta semana, a Associação Paulista de Medicina – Araraquara destacou o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, com uma publicação em suas redes sociais. Em um vídeo, a endocrinologista Vanessa Martelli ressaltou a importância de se atentar ao diabetes diariamente, por ser uma condição prevalente e associada a altas taxas de morbidade e mortalidade.

De acordo com a especialista, o diabetes tipo 1 geralmente está relacionado à ação de vírus e bactérias que afetam o organismo, enquanto o tipo 2 é associado ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura visceral, embora a herança genética seja um fator predominante na maioria dos casos.

Vanessa também explicou que, quando não tratado, o diabetes pode causar sintomas como sede excessiva, boca seca, desidratação, aumento do apetite, perda de peso e alterações na urina. Ela alertou para a necessidade de exames de rotina e aferição regular da glicemia em jejum. “O nível normal é até 99 mg/dL. De 100 a 125 é considerado pré-diabetes, e valores acima de 126 já configuram diabetes”, esclareceu.