XII Congresso Paulista de Neurologia: Neurologia da Mulher

Na Sala 4 – Prof. José Lamartine de Assis, a secretária Thaís Villa começou o dia com a palestra “A mulher com cefaleia: o que o neurologista precisa saber”

Radar

Na Sala 4 – Prof. José Lamartine de Assis, a secretária Thaís Villa começou o dia com a palestra “A mulher com cefaleia: o que o neurologista precisa saber”. Foi seguida da coordenadora e presidente Elza Márcia Yacubian (“A mulher com epilepsia: o que o neurologista precisa saber”) e Carlos Alberto Guerreiro (“Frequência de crises na gestação e riscos de teratogenia com as diversas medicações anti crises”).

Maria Luiz Manreza apresentou “Considerações sobre gestação na mulher com epilepsia”. “Sabemos que existe um número importante de mulheres com epilepsia, no mundo, em idade fértil. Estima-se que, por ano, nascem 600 mil crianças dessas mulheres – maioria expostas aos fármacos antiepilépticos”, disse. A especialista falou que o objetivo é sempre mostrar que uma gravidez, nesses casos, tem de ser muito bem planejada, ou que há a necessidade de uma contracepção efetiva.