O evento, denominado “Heróis da Saúde”, ocorreu no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
A Associação Paulista de Medicina apoia há três anos a iniciativa da equipe multidisciplinar do Impacto Saúde. “É muito importante ter esse reconhecimento a todos os voluntários e voluntárias, parceiros e parceiras, porque representa a união de um trabalho. Sem esse esforço conjunto, não haveria nenhum impacto, nenhuma atuação voluntária voltada à Saúde”, destaca a presidenta do IS, Sonia Flores.
Ela informa que nestes cinco anos de voluntariado da equipe multidisciplinar, o atendimento a comunidades de imigrantes residentes em São Paulo – oriundos de países latinos vizinhos, especialmente da Bolívia – já ultrapassou 10 mil pacientes. No último impacto, duas mil pessoas foram atendidas pela equipe de médicos composta por diversas especialidades, além de enfermeiros, auxiliares, psicólogos e dentistas.
O Impacto Saúde faz parte do projeto Voluntários por Amor, surgido em 2017 e que conta com o apoio institucional da Associação Paulista de Medicina desde 2018. É uma equipe composta por 160 voluntários ativos, que vão de médicos, enfermeiros e outros profissionais da Saúde a equipes de limpeza, alimentação, segurança e recreação – que fazem atendimento gratuito a comunidades de fala hispânica e brasileira anualmente. Bolivianos, peruanos, paraguaios, chilenos, uruguaios e brasileiros são as nacionalidades de muitos dos especialistas.
Homenagem
A solenidade de reconhecimento contou com o apoio do Instituto MLP, um projeto de âmbito internacional sem fins lucrativos que busca fomentar, formar e dar visibilidade às mulheres.
“Estou extremamente alegre e com o sentimento de missão cumprida. Quero mais uma vez parabenizar toda a equipe de voluntários, em especial a doutora Sonia Flores, que se dispôs a contribuir com o quinto impacto e com a realização deste evento de reconhecimento. Saio com o coração cheio de alegria em poder abraçar esses anjos sem asas”, agradeceu a vereadora Leonice Alves da Paz, líder do MLP.
“Estes últimos anos foram muito difíceis, não só para a comunidade boliviana, mas para todo o mundo. Realmente a homenagem ao voluntariado é muito importante, porque é um ato de reconhecimento da importância de se ajudar o próximo, independentemente de religião e posição social”, acrescenta a advogada do Centro de Imigrante, Patricia Veja.
O evento contou também com a presença do conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Fernando Vieira: “O IS, de iniciativa boliviana, oferece serviço de saúde para toda a cidade de São Paulo, não só para os bolivianos, mas para todos os cidadãos da nossa capital. É um momento histórico, marcante, é um diferencial. E o Coren-SP, com toda a sua equipe de Enfermagem, em nome do nosso presidente James Francisco, presta também a nossa homenagem à comunidade boliviana e aos voluntários.”