Ter o projeto confirmado para a sessão Temas Livres do 45º Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma chancela de qualidade para sua pesquisa e também uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cardiologia. E as inscrições para a seletiva 2025 já podem ser feitas. As inscrições online serão aceitas até 20 de fevereiro. Em 2024 foram 1,2 mil trabalhos e cerca de 600 aprovados.
“Publicar um Tema Livre no Congresso da SOCESP é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e inovação em cardiologia. Além de ser uma excelente maneira de fortalecer a prática da especialidade baseada em evidências”, diz o coordenador de Temas Livres do 45º Congresso da SOCESP, Cesar Augusto Pereira Jardim.
Os estudos de autores médicos deverão discorrer sobre: Eletrocardiografia, Arritmias e Eletrofisiologia; Aterosclerose e Dislipidemias; Cardiologia do Esporte; Cardiologia Intervencionista; Cardiopediatria; Cirurgia Cardiovascular; Hipertensão Arterial; Métodos Diagnósticos por Imagem; Ergometria e Reabilitação; Doença Arterial Coronária; Cardiogeriatria; Síndromes Coronárias Agudas e Emergências Cardiovasculares; Cardiomiopatias e Doenças do Pericárdio; Valvopatias; Insuficiência Cardíaca; Doenças da Aorta e Arterial Periférica; Perioperatório em cirurgia não cardíaca e Prevenção Cardiovascular. Já para as áreas interdisciplinares serão aceitas pesquisas em: Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
Depois de escolher a categoria correspondente, cada concorrente fará sua opção de premiação, de acordo com o conteúdo de seu projeto. São três subdivisões: Prêmio Jovem Pesquisador – Josef Feher, para qualquer Tema Livre cujo primeiro autor (médico) tenha idade menor ou igual a 35 anos completados até a data do evento; Melhor Pesquisa Básica – Cantídio de Moura Campos Filho para qualquer Tema Livre registrado por primeiro autor (médico ou profissional de saúde), que inclua em sua metodologia aplicação de ciência básica, e Melhor Pesquisa Aplicada – Luiz Veneré Decourt, para primeiro autor (médico), que aborde medidas diagnósticas e técnicas terapêuticas já aprovadas e incorporadas à prática clínica da cardiologia. Já os trabalhos interdisciplinares concorrerão ao homônimo Prêmio Mérito Interdisciplinar.Os primeiros e segundos colocados de cada premiação receberão os valores de R$ 7 mil (primeiro colocado) e R$ 5 mil (segundo colocado).
Para o presidente do 45º Congresso, Ricardo Pavanello, o resultado apresentado nos Temas Livres do evento da SOCESP é sempre o melhor da produção científica na área cardiovascular no Brasil. “Dessa forma cumprimos o papel de incentivar jovens pesquisadores e democratizar a pesquisa que, no futuro, possa ampliar, desenvolver capacidades e auxiliar no controle e tratamento das doenças cardiovasculares, principal causa de mortes com país com 400 mil por ano”, completa.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do evento. Todo o procedimento é realizado exclusivamente pela internet.