A premiação – que acontece desde 2012 na Suécia e também é realizada na Alemanha, Lituânia, Finlândia, Polônia, e Estados Unidos – ocorrerá pela primeira vez no Brasil, idealizada pela Vibe Saúde, empresa líder em telemedicina B2C no País. Por meio de plataforma digital/app, oferece atendimentos gratuitos imediatos e consultas agendadas com médicos da família e um corpo clínico com diferentes especialidades e enfermeiros, além de oferecer cuidados de saúde mental para seus pacientes e funcionalidades de bem-estar.
Entre os jurados do prêmio está Jefferson Fernandes, coordenador do Programa de Educação em Telemedicina da APM e presidente do Conselho Curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health – evento realizado desde 2019 pela Associação, em parceria com o Transamerica Expo Center, que já se tornou o mais relevante do tema na América Latina.
O objetivo do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia é celebrar o impacto do trabalho diário dos enfermeiros e homenagear esses profissionais, além de estimular e atrair novos talentos para a profissão. Foram elegíveis todas as ideias, ações, projetos ou soluções que gerem impacto social para a sociedade brasileira e que envolvam cuidado humanizado e resolutivo com pessoas em todas as fases da sua vida, incluindo o envelhecimento.
O ganhador receberá uma bolsa de estudos, uma quantia de € 6.000 e um diploma da Rainha Silvia da Suécia. Também terá oportunidades de aprendizagem por meio de bolsas de estudo ou estágios com parceiros da Vibe Saúde, fará networking internacional e ainda participará de cerimônia de premiação em Estocolmo (a depender do cenário da pandemia) com os demais vencedores dos outros países em que o prêmio é realizado.
O anúncio do vencedor será no dia 23 de dezembro de 2021, dia do aniversário da Rainha Silvia da Suécia. Filha de mãe brasileira e pai alemão, ela passou sua infância no Brasil. Na década de 1990, sua mãe foi diagnosticada com Alzheimer. Desde então, a Rainha Silvia dedica-se aos cuidados e assistência com as pessoas que sofrem de doenças neurodegenerativas. Em reconhecimento, foi nomeada Embaixadora Honorária Internacional da Doença de Alzheimer em dezembro de 2018.
Para mais informações sobre o prêmio, acesse www.rainhasilviaenfermagem.com.br.