Só ontem, mais de 44 mil pessoas receberam dose de reforço contra a Covid. A segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada ontem em quem tem 40 anos ou mais —desde que tenlia recebido a primeira liá pelo menos quatro meses —, e nem as longas filas nos postos de saúde (em alguns lugares, a espera chegou a uma hora e meia) afastaram as pessoas.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, só ontem 44.433 pessoas procuraram os postos, um pouco mais que o dobro do número de segunda- feira. quando 20.060 foram vacinados.
—A gente se sente mais seguro. Eu não peguei a doença. Continuo lavando as mãos sempre que possível, usando máscara, não fico em aglomeração quando saio. O álcool 70% é algo que vou levar parao restoda minha vida — conta a estudante de psicologia Vitoriana de Jesus Cunha, de 46 anos, que se vacinou no posto do Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte.
FORMA DE PROTEÇÃO
Vitoriana também aproveitou a ida à unidade de saúde para se proteger contra a gripe com a vacina que está sendo aplicada em pessoas de todas as idades. A dose também foi dupla para o comerciário Rubem Viana, de 48 anos.
— Nos últimos anos, eu não vinlia tomando a vacina da gripe. Na semana passada eu estava resfriado, então quis garantir. Eu tomei a terceira dose contra a Covid-19 logo no primeiro dia também —diz Rubem, que aposta na imunização. — Está óbvio que a diminuição dos casos e de mortes tem relação com a vacinação.
Em mais de dois anos de pandemia, variantes surgiram, protocolos sanitários foram criados, e imunizantes desenvolvidos para ao menos frear os sintomas do coronaví- rus. A lembrança de quem se contagiou com o vírus logo importância de apostar na vacina como forma de proteção.
—Eu peguei Covid no início da pandemia. Ninguém ainda sabia direito. Nesse período, co meçou a aumentar o número de mortes. Fiquei internado um dia, só no oxigênio mesma É muito ruim —lembra o fisioterapeuta André Saraiva.
Quem tem mais de 40 anos e tomou a pri iik* ira dose da Jairs- sen precisará de três doses de reforço, com intervalo de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes.
Fonte: O Globo