Faixa contará com reforço dos imunizantes da Pfizer. AstraZeneca e Janssen. Expectativa é de imunizar 9 milhões de brasileiros.
O Ministério da Saúde anunciou ontem a ampliação da quarta dose das vacinas contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos. Até então, a dose adicional estava disponível para indivíduos acima de 50 anos. profissionais de saúde e imunossuprimidos.
A orientação da pasta é que o reforço seja feito com vacinas da Pfizer. AstraZeneca ou Janssen. após quatro meses da aplicação da terceira dose. A nova faixa etária já pode receber os imunizantes em todo o Brasil, conforme o calendário de estados e municípios.
A estimativa da pasta é de que, com a ampliação, mais 9 milhões de pessoas possam se vacinar com a quarta dose. No caso específico das pessoas que foram imunizadas com dose única da Janssen, o ministério recomenda a quarta dose para pessoas acima de 40 anos e terceira para pessoas acima de 18 anos. As aplicações devem ocorrer após ouatro meses do primeiro retorço.
O Ministério da Saúde informou que cerca de 22 milhões de pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso no Brasil. Em relação às etapas de reforço, cerca de 62 milhões não receberam a imunização. A faixa com maior contingente de atrasados em ambas as doses é a de 18 a 29 anos.
Em relação à perspectiva de incluir as vacinas contra Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações (PN1) para que componham o calendário regular anual, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta. Arnaldo Medeiros, afirmou que a pasta ainda aguarda evidências mais robustas. Portanto, não há prazo para que a incorporação definitiva ocorra.
Até o momento, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa. 77.6% da população brasileira já está totalmente vacinada contra a doença. Em relação à dose de reforço, 44,6% já foram imunizados. A vacinação é o principal meio para se proteger contra o coronavírus.
O Brasil tem apresentado tendência de alta no número de casos e mortes por Covid-19 nos últimos dez dias.
— O motivo de estarmos aqui hoje, para além de aumentarmos a população alvo para o segundo reforço, é muito mais no sentido de convocarmos a população brasileira a procurar um posto e tomar a sua vacina. A vacina boa é aquela que é aplicada no braço. Os estudos mostram o efeito protetor que o imunizantetem nos casos de agravamento da Covid-19—afirmou Medeiros.
De acordo com o Ministério. pessoas que não se vacinaram tiveram um risco de seis a nove vezes maior de morrer por Covid-19.
O secretário executivo, Daniel Pereira, afirmou que está em contato com municípios para identificar estratégias que possam aumentar a cobertura vacinai no país, como ampliar o horário de atendimento dos postos.
Fonte: O Globo