Anvisa manda recolher lotes de produtos com losartana

Medicamentos contêm impureza que pode ser prejudicial. Especialistas alertam que tratamentos não devem ser interrompidos.

O que diz a mídia

Medicamentos contêm impureza que pode ser prejudicial. Especialistas alertam que tratamentos não devem ser interrompidos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a interdição e recolhimento de lotes dos medicamentos com princípio ativo da losartana. Segundo a agência, “a medida foi tomada devido a presença da impureza ‘azido’em concentração acima do limite de segurança aceitável”.

A agência já havia dado publicidade aos recolhimentos voluntários anteriores, realizados pelas próprias empresas farmacêuticas nos meses de setembro e outubro de 2021 e junho de 2022.

As impurezas chamadas de az ido são sub stáncias que podem surgir duranteo processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo (IFA) e que têm potencial mutagêni- co, ou seja, que podem causar mudanças no DNA de uma célula. A medida é preventiva e foi tomada após a realização de análises nos produtos do mercado brasileiro. As avaliações foram realizadas pelos próprios fabricantes por determinação da Anvisa.

Esse tipo de medicação é um dos mais indicados e usados no país para o tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca, reduzindo o risco de derrame e infarto. Mas a agência enfatiza que as pessoas que utilizam o medicamento não devem interrompero tratamento, pois pode levar a problemas graves. Ainda de acordo com a Anvisa, “a medida é preventiva e foi tomada após a evolução do conhecimento sobre as impurezas e para adequar os produtos utilizados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença do contam nante”.

A lista de produtos afetados inclui lotes que deverão ser recolhidos pelas empresas e outros que ficarão interditados até a conclusão das análises sobre a presença do contaminante.

A Anvisa esclarece que os lotes que foram mantidos no mercado são tidos como seguros e podem ser consumidos com segurança.

O recolhimento é referente a lotes específicos de medicamentos de losartana das empresas Ache, Biolab, Brainfar- ma, Cimed, Euro farina, Geo- lab, Teuto, Prati. Os números dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa. Alguns lotes da empresa Geo- lab também foram interditados cautelarmente. Para quem toma a substância, essa numeração pode ser encontrada na embalagem.

Qualquer suspeita de eventos adversos associados à droga deve ser notificada diretamente à Anvisa e informada a um profissional de saúde. Os pacientes que tiverem dúvidas sobre o tratamento atual devem conversar sobre alternativas com um médico ou farmacêutico.

A Anvisa alerta que a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir malefícios instantâneos, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e o agravamento do quadro.

Fonte: O Globo