Na última terça-feira, 30 de agosto, a Associação Paulista de Medicina deu as boas-vindas à Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional São Paulo (SBCO-SP) a fim de discutir e pontuar seus principais interesses em comum. O presidente da SBCO-SP, Mario Feitoza de Carvalho Freitas Filho, foi recepcionado pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.
“Queremos estabelecer um novo convênio com as sociedades de especialidades, para que elas indiquem os seus representantes ao nosso Departamento Científico, no intuito de garantirmos uma representação alinhada com a especialidade, neste caso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica”, destacou Amaral.
O presidente da APM também informou que um dos motivos do encontro é apresentar aos especialistas os atrativos que a APM tem a oferecer, de modo que seja possível garantir uma interface entre as diversas áreas que englobam a Medicina.
Deste modo, o superintendente de Estratégia e Marketing da entidade, Jorge Assumpção, assumiu a palavra, ficando encarregado pela apresentação sobre os serviços e benefícios da instituição. De acordo com ele, a APM passou por uma série de mudanças – inclusive durante a pandemia – em termos de investimento e estrutura. Dentre os diversos benefícios salientados, estão o Clube de Benefícios, as atividades culturais, as facilidades jurídicas e o recém-inaugurado Hotel Fazenda.
Retomando a apresentação, Amaral relembrou a importante reforma no auditório principal da casa – batizado de Auditório Professor Doutor Adib Domingos Jatene, em homenagem ao cirurgião torácico –, com o objetivo de garantir acessibilidade, além de melhores condições acústicas e visuais. Ele destacou ainda que as salas de reunião foram equipadas e agora o prédio da APM conta com um estúdio para a gravação de aulas, vídeos e podcasts, espaços que podem ser utilizados pelas sociedades de especialidades.
Fortes expectativas
Durante a reunião, Freitas Filho relembrou que a Cirurgia Oncológica, durante um tempo, teve um ciclo de reuniões realizadas na sede da APM. No entanto, com a chegada da pandemia, tais eventos tiveram que ser interrompidos, mas a expectativa é de retornar o mais breve possível.
“A nossa sociedade vem ganhando muita representatividade no Brasil, atualmente temos 220 residentes em todo o País, mostrando que é uma área que vem crescendo cada vez mais. Sendo assim, durante a nova gestão, queremos reavaliar as residências e fazer uma prova de título”, disse.
O presidente também destacou que o SBCO possui uma notável gama de eventos, sendo responsável por gerir o segundo maior evento de Oncologia do mundo, a Semana Brasileira de Oncologia, englobando diferentes áreas relacionadas à especialidade e possibilitando maior expansão na rede de contato dos profissionais.
Ele ainda sinalizou a importância de voltar a realizar eventos presenciais, uma vez que as pessoas estão perdendo o interesse nos remotos. De acordo com o convidado, a ideia é que os eventos da sociedade deixem de ser híbridos, passando a ser realizados somente de forma presencial – visto que, para ele, é uma maneira de agregar os profissionais, relembrar a importância de as pessoas estarem presentes e estimular a participação.
“Eu estou na SBCO-SP há dez anos, mas enquanto presidente esta é a minha primeira gestão. Ainda sofremos com as consequências da pandemia, mas é muito interessante ver o tanto que a Associação mudou a sua estrutura e eu gostaria de dizer que gostei muito da apresentação, porque desconhecia a maior parte dos benefícios, que são muito válidos. Fico lisonjeado pelo interesse em fazer este convênio”, afirmou.
Facilidade
O encontro contou com a participação dos gerentes da Unicred André Gonçalves dos Santos e Juliana Teixeira Carlos Rodrigues. De acordo com Santos, é importante pontuar que a cooperativa não possui vínculos com a Unimed, de modo que são organizações completamente independentes. O gerente destacou ainda que um dos principais diferenciais da Unicred se dá pela sua gestão, uma vez que o presidente e o vice-presidente são médicos, além de boa parte do Conselho Administrativo, o que possibilita que se tenha uma vivência diária com as necessidades e demandas da classe.
“Nossos custos são absolutamente menores que os dos bancos convencionais, os clientes da Unicred não são taxados para TED ou PIX de pessoas jurídicas, por exemplo. Nossa agência aqui na APM foi a primeira em São Paulo, buscando solidificar a relação que a nossa empresa sempre teve com a classe médica”, evidenciou.
Finalizando a reunião, Amaral entregou a Freitas Filho os termos da proposta de convênio. “A ideia é que haja sempre um alinhamento entre as sociedades de especialidades e a APM. Em contrapartida, esperamos que toda vez que tivermos um problema relacionado à Cirurgia Oncológica, tenhamos o vosso apoio”, concluiu.
Texto: Julia Rohrer
Fotos: Marina Bustos