Antonio José Gonçalves, presidente eleito da Associação Paulista de Medicina, para o triênio 2023/2026, participou da posse dos novos conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo no último sábado, 21 de outubro.
A cerimônia, na capital paulista, contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, e o presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes.
Confira a íntegra do discurso de Gonçalves a seguir:
“Boa noite a todos,
Sou Antonio José Gonçalves, atual secretário geral da Associação Médica Brasileira e presidente eleito da Associação Paulista de Medicina, para o triênio 2023/2026, que se inicia no próximo dia 25 de novembro. Portanto, represento aqui o Dr. José Luís Gomes do Amaral, presidente da APM.
Primeiramente, gostaria de saudar os novos conselheiros e diretores do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e desejar-lhes uma excelente gestão.
De acordo com a Lei que criou os conselhos de Medicina, as associações médicas indicam dois profissionais para comporem os CRMs junto aos eleitos pelos colegas de cada estado, sendo as indicações da APM para esta gestão os brilhantes colegas Dr. Paulo Cezar Mariani, experiente como conselheiro, e Dr. Renato Azevedo Junior, que já presidiu nosso Cremesp – o Paulo pelo interior do estado e o Renato pela capital.
Com esta representação adicional da APM no Cremesp, a vontade dos médicos nas urnas das eleições do Cremesp fica completamente satisfeita, pois os votos somados das duas principais chapas concorrentes totalizam 62% dos médicos do nosso estado, ou seja, o Cremesp hoje efetivamente representa a maioria absoluta dos médicos paulistas.
Tenho certeza de que eles somarão esforços para fazer um excelente trabalho em nossa casa da ética com os demais colegas.
Em meio a ataques diários contra a profissão e contra nós, médicos, é fundamental que as entidades representativas estejam unidas e atuando com o mesmo propósito, de assegurar uma Saúde de qualidade para a nossa população e condições dignas de trabalho para a classe.
Temos plena convicção de que vamos trabalhar unidos nos próximos anos, em busca destes interesses comuns. A Associação Paulista de Medicina, que é a casa do médico, bem como suas mais de 70 Regionais em todo o estado, está de portas abertas a todos. Contem conosco, porque juntos somos mais fortes!
A palavra final que deixo é união. Temos, APM e Cremesp, muitas pautas em comum, na não abertura de mais escolas médicas; favoráveis ao Revalida e ao exame de proficiência do egresso; e na invasão do ato médico, entre outras. Precisamos nos unir e assim enfrentarmos as imensas dificuldades que nossa profissão possui nestes tempos.
Um excelente evento e noite aos senhores.”
Fotos: Divulgação Cremesp