O Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig é destinado às mulheres que fazem a diferença. A iniciativa, da Câmara Municipal de São Paulo, busca reconhecer e enaltecer o trabalho de médicas, cientistas e demais profissionais da Saúde que, por meio de sua atuação, têm assumido papeis de destaque e contribuído para o avanço da pesquisa e da Medicina nacional.
A terceira edição da premiação foi realizada na última segunda-feira, 2 de dezembro. Dentre as homenageadas, estiveram a secretária geral adjunta da Associação Paulista de Medicina, Maria Rita de Souza Mesquita, e a membro da Comissão Especial de Médicos Jovens da Associação, Melissa Palmieri.
Maria Rita, que é ginecologista e obstetra e recentemente assumiu a presidência da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp), foi responsável por trazer muitas crianças ao mundo. Seu trabalho é baseado na humanização, atuando com clareza e responsabilidade com suas pacientes, tornando o período da gestação mais tranquilo e acolhedor.
“Confesso que a minha inspiração vem dos meus pais, eles sempre me ensinaram e estimularam a reconhecer a importância da mulher dentro da sociedade, da maternidade e da profissão, e isso foi um exercício que eu fiz ao longo dos anos e me sinto muito grata pela oportunidade de chegar até aqui. Eu tenho, hoje, 39 anos de formada, exercendo minha profissão sempre com muito amor e olhando para as pacientes com aquele carinho e com aquela humanidade que todos gostaríamos para qualquer um de nossos familiares”, manifestou.
Já Melissa Palmieri tem a sua trajetória dedicada à pesquisa científica. A médica é pediatra e sanitarista e entrou na faculdade de Medicina aos 17 anos, sendo que aos 27 já havia assumido a primeira gerência de uma UBS. Atualmente, é assessora técnica na Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de São Paulo e suas contribuições à Ciência abrangem todo o território nacional.
“Agradeço a todos que fizeram parte desta jornada. Ao pesquisar a trajetória da grande médica e pesquisadora Ruth Sonntag, descubro que ela se destacou na área de saúde pública, o que me trouxe uma satisfação pessoal enorme e uma responsabilidade dobrada em fazer jus à honraria recebida. Meu compromisso continua firme em promover a prevenção em Saúde e a conscientização pública, e dedico esse prêmio a cada um de vocês que acredita no impacto da Ciência e da Ética na Medicina. Parabéns a todas as colegas indicadas e às que virão fazer a diferença em nosso futuro”, relatou.
A cerimônia foi presidida pela vereadora Sandra Santana (MDB). As demais homenageadas da noite foram as médicas Marianne Pinotti, Mariana Rossato e Ludhmila Hajjar; as pesquisadoras Neuza Frazatti e Nilce Barbosa; e a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da cidade, Sandra Sabino.
Sobre o prêmio
Levando o nome de Ruth Sonntag Nussenzweig, o prêmio também é uma forma de relembrar a notável jornada da médica. Nascida em Viena, na Áustria, Ruth se mudou para o Brasil com sua família quando ainda era criança, em 1939, fugindo dos nazistas.
Ela se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo, sendo uma grande pioneira no estudo da vacina contra a malária, além de ocupar uma posição de destaque enquanto pesquisadora na área de parasitologia e imunologia. Suas pesquisas também foram responsáveis por proporcionar entendimentos fundamentais sobre a doença de Chagas.
Ruth Sonntag se consolidou como um dos grandes nomes da Medicina e a sua trajetória é celebrada em prol de seu compromisso com a Ciência e a saúde pública. A médica faleceu em 2018, deixando um importante legado.
*Com informações da Câmara Municipal de São Paulo
Fotos: Richard Lourenço/Câmara