Milhões de brasileiros, hoje, experimentam justificada euforia ao assistir à apresentação da vacina do Instituto Butantan. O entusiasmo que tal notícia produz em todos nós, advém da segurança e eficácia associadas à nova imunização.
São muitos os que devem ser, neste momento histórico, lembrados: os 200 mil brasileiros que perdemos e os milhões de sobreviventes; os médicos e demais profissionais de Saúde que se debruçaram a assistir todos os acometidos por essa doença terrível; e os voluntários e pesquisadores que viabilizaram o desenvolvimento da solução que nos chega às mãos.
Nossa reverência aos que acreditaram na Ciência e a têm apoiado; e a todos os que tanto têm se sacrificado para que ultrapassemos este momento dificílimo.
Temos à frente um período árduo de reestruturação social, quando a solidariedade se fará mais necessária do que nunca; de readaptação do nosso sistema de Saúde, no qual nossa resiliência será posta à prova; e de reconstrução de nossa atividade econômica, que exigirá o talento e o empenho de cada brasileiro.
Temos longo caminho à frente, a ser percorrido a passos firmes e animados pela certeza da superação.
José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina e da Academia de Medicina de São Paulo