Na última sexta-feira, 4 de outubro, a Associação Paulista de Medicina promoveu o LinkedIn Day, um evento que contou com palestra do diretor de contas sênior da rede social, Raul Anhezini. Também participaram Diana Lara Pinto de Santana e Júlio Pereira, diretores de Serviços aos Associados e de Tecnologia de Informação da APM; além de Melissa Palmieri, membro da Comissão do Médico Jovem da Associação.
Diana Santana abriu o evento agradecendo aos participantes e ressaltando a relevância da plataforma para a classe médica. “O objetivo hoje é aprendermos como melhorar o nosso LinkedIn para utilizarmos essa rede a nosso favor”, destacou.
A rede
Inicialmente, Raul Anhezini compartilhou algumas informações sobre a plataforma, que foi fundada em maio de 2003 e, ao final de seu primeiro mês, contava com mais de 4.500 usuários. Em 2016, a rede foi adquirida pela Microsoft, mas mantém operações independentes.
O principal propósito da plataforma é conectar pessoas e criar oportunidades econômicas, para ajudar os usuários a aumentarem sua produtividade e a compartilharem oportunidades de negócios. Segundo Anhezini, a visibilidade das publicações está diretamente relacionada à construção e à reputação do perfil dos usuários.
O especialista também destacou que mais de 70 milhões de brasileiros utilizam o LinkedIn, representando cerca de 60% da força de trabalho nacional, colocando o Brasil como o terceiro maior País em número de usuários. “Temos todos os tipos de usuários, principalmente porque os brasileiros gostam de se expor e têm um espírito empreendedor”, afirmou.
Perfil e publicações
Durante sua apresentação, o diretor da plataforma passou dicas sobre como criar um bom perfil profissional, capaz de gerar engajamento e transmitir mensagens claras sobre objetivos e princípios. Confira as principais orientações:
- Foto do perfil: Use uma imagem que represente sua personalidade, de preferência sorrindo, em um fundo claro e bem iluminado. Isso pode aumentar os pedidos de conexão em até nove vezes e a quantidade de mensagens em 36 vezes;
- Setor de atuação: Adicione essa informação ao seu perfil, pois conforme apontou o palestrante, mais de 300 mil pessoas pesquisam por setor no LinkedIn a cada semana;
- Resumo profissional: Crie um resumo atrativo com mais de 40 palavras, focando em conquistas e aspirações de carreira;
- Experiências: Detalhe suas experiências e mantenha os cargos atualizados. Usuários com essa prática recebem cinco vezes mais pedidos de conexão e têm até dez vezes mais mensagens;
- Exemplos de trabalho: Inclua fotos e vídeos que representem sua trajetória profissional de forma dinâmica e visualmente atraente;
- Trabalho voluntário: Adicione experiências de trabalho voluntário, pois isso pode aumentar as visitas ao perfil em até seis vezes;
- Competências e recomendações: Liste suas competências e peça recomendações, pois elas conferem mais credibilidade ao seu trabalho.
Raul Anhezini também recomendou que os usuários coloquem seus pronomes e gravem a pronúncia de seus nomes na plataforma. “O pronome é essencial: 72% dos gerentes de contratação acreditam que é importante”, afirmou.
O especialista enfatizou ainda a importância de compartilhar conteúdo relevante e autêntico. “Traga provocações, pergunte à sua rede e abra discussões”, aconselhou Anhezini, explicando que a plataforma oferece ferramentas para a publicação de artigos.
Para melhorar o engajamento na rede, ele sugeriu postar com frequência e agendar conteúdo com antecedência; iniciar conversas e compartilhar pontos de vista; incluir arquivos de mídia nas publicações; e limpar a rede de conexões que não agregam valor.
A íntegra do conteúdo da palestra será disponibilizada em breve para os associados da APM.
Fotos: Divulgação APM