Como parte das celebrações dos 35 anos do Sistema Único de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realizou, na noite da última segunda-feira, 16 de outubro, a entrega da Medalha de Honra e Mérito de Gestão Pública em Saúde “Walter Leser” para 28 profissionais da área da Saúde e representantes de três entidades, que tiveram impacto significativo para a gestão da rede pública.
Entre os homenageados estava José Luiz Gomes do Amaral, atual presidente da Associação Paulista de Medicina, que recebeu a medalha e ficou muito honrado e agradecido.
A cerimônia, realizada na Sala São Paulo, contou com a participação de autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; e o médico Drauzio Varella, entre outros.
A solenidade reuniu, também, o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado; o presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, Geraldo Reple; e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem. A OPAS é uma das entidades homenageadas com a Medalha Walter Leser, juntamente do Instituto Butantan e do Instituto Todos Pela Saúde.
Os profissionais homenageados este ano, em ordem alfabética, são: Albertina Duarte Takiuti, Ana Luiza D`Ávila Viana, Ana Maria Malik, Álvaro Escrivão, Arthur Chioro, Barjas Negri, Clélia Maria Sarmento de Souza Aranda, Elza Ferreira Lobo, Fátima Palmeira Bombarda, Geraldo Reple Sobrinho, Giovanni Cerri, Iramaia Aparecida Colaiacovo, Irmã Rosane Ghedin, Jorge Harada, José Dínio V. Mendes, José Henrique Germann, José Luiz Gomes do Amaral, José Serra, Luiza Sterman Heimann, Neide Miyako Hasegawa, Nelson Ibanez, Olímpio José Nogueira Viana Bittar, Oswaldo Yoshimi Tanaka e Renato Tasca.
Ainda receberam homenagens póstumas os profissionais Luiz Roberto Barradas Barata, Paulo Elias, Regina Marsiglia e Núbia Virginia D’Ávila Araújo.
Walter Leser foi um médico sanitarista, que nasceu em 1909 e foi um dos pioneiros na introdução do ensino da Medicina Preventiva nas escolas médicas do Brasil. Também foi secretário de Estado da Saúde de São Paulo por duas vezes, nos anos de 1960 e 1970. Uma das experiências marcantes como secretário foi o combate à varíola.
Informações: SES-SP
Fotos: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP