Exame de proficiência: Senador Marcos Pontes agradece apoio da AMB em vídeo

Parlamentar e entidade trabalharam juntos pela aprovação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina

Notícias em destaque

Nesta semana, a classe médica e a sociedade brasileira contaram com uma grande vitória, a aprovação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina pela Comissão Nacional de Educação e Cultura (CE), do Senado Federal, por meio do Projeto de Lei nº 2.294/2024.

Como forma de agradecimento pelo sucesso obtido na parceria em prol do desenvolvimento da Saúde brasileira, na última quinta-feira, 19 de dezembro, o senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP) enviou um vídeo para a Associação Médica Brasileira. “Uma das minhas funções aqui como parlamentar preocupado com o Brasil inteiro é que a população tenha tratamento de Saúde de qualidade, e isso começa, obviamente, na qualidade da formação dos médicos que atendem as pessoas. Quando vamos ao médico, estamos colocando, literalmente, as nossas vidas nas mãos desses profissionais.”

Pontes reforça que, apesar de semelhante ao Exame da Ordem, aplicado entre os profissionais de Direito, o exame de proficiência terá algumas diferenças e será fundamental para preservar a Saúde das pessoas. Ele destaca, também, que a avaliação não é uma forma de restrição aos médicos, mas sim, uma maneira de alavancar a Medicina brasileira.

“Então, eu gostaria de cumprimentar a todos da Associação Médica Brasileira e, principalmente, o César Eduardo Fernandes, presidente da AMB, e dizer da minha satisfação em podermos trabalhar juntos neste projeto de lei que acabou de ser aprovado na Comissão de Educação. A ideia do exame de proficiência partiu de uma audiência pública em que tivemos a participação da Associação [e da APM], do Conselho Federal de Medicina e de muitos líderes do setor, ficando muito clara a necessidade [de aplicação da avaliação] como uma maneira de mitigar qualquer impacto de uma má formação médica”, relembra.

O Exame, que é uma forma de aperfeiçoar o ensino médico e a qualidade da educação fornecida nas faculdades de Medicina, será uma maneira de tentar salvar a Saúde brasileira, colocando no mercado profissionais preparados e qualificados. Neste sentido, a Associação Médica Brasileira foi uma das principais entidades atuantes na elaboração do projeto ao lado de seu autor, o senador astronauta Marcos Pontes.

A Associação Paulista de Medicina, em nome dos médicos do estado de São Paulo, congratula esta conquista, que trará impactos completamente positivos, e está atenta aos novos desdobramentos trazidos pela aprovação do PL.

Foto: Reprodução vídeo