Na noite da última quinta-feira, 10 de outubro, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, foi agraciado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A homenagem reconhece sua trajetória notável como médico e gestor na saúde pública.
O objetivo da honraria, criada em 2015, é valorizar pessoas e instituições que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da sociedade paulista, promovendo ações de cidadania e justiça social.
Entre as autoridades que compuseram a mesa solene estavam o deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, representando o governador Tarcísio de Freitas; o deputado estadual e proponente da sessão solene, Barros Munhoz; e o deputado estadual Gilberto Kassab.
Durante a cerimônia, Barros Munhoz destacou a importância de reconhecer o trabalho dos secretários, enfatizando que contribui para motivá-los em suas batalhas. “É importante para que os secretários saibam que o trabalho deles está sendo acompanhado, visto e aplaudido. Fico muito feliz de homenagear Eleuses Paiva.”
Arthur Lima também elogiou o secretário, afirmando que ele tem realizado um trabalho fundamental, promovendo uma revolução na área da Saúde do estado, especialmente em relação ao SUS paulista e à agilidade na entrega de recursos, o que tem impactado positivamente na administração das filas. “É uma singela homenagem feita pela Assembleia Legislativa, mas muito significativa para o Governo Tarcísio, que representa o trabalho que Eleuses tem feito”, concluiu.
Participação da APM
O presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, esteve presente na solenidade, assim como o vice-presidente José Luiz Gomes do Amaral e o diretor Científico da entidade, Paulo Manuel Pêgo Fernandes.
“Que sorte a nossa o Eleuses ter abdicado de tantos compromissos pessoais e profissionais para capitanear, em 1995, o grupo que conduziria a Associação Paulista de Medicina com tanto sucesso ao longo dos últimos anos. E que sorte a minha de estar neste seleto grupo e ter podido aprender tanto com ele desde então. A Medicina paulista e brasileira, e sobretudo as nossas entidades de classe, precisam de muito mais “Eleuses”. Vida longa, meu caro amigo!”, afirmou Gonçalves em vídeo homenagem gravado para a ocasião.
Amaral também reiterou seus agradecimentos ao amigo Eleuses Paiva que, segundo ele, vem realizando brilhante trabalho na Secretaria Estadual de Saúde.
Paiva, que é médico e ex-deputado federal, expressou sua emoção e a sensação de que a honraria aumenta sua responsabilidade na Secretaria Estadual da Saúde, ressaltando a alegria de ser reconhecido pelo maior parlamento da América Latina. “É uma alegria muito grande receber esta homenagem da Alesp. Fico muito satisfeito e mais feliz ainda por receber a honraria de Barros Munhoz”, afirmou.
Trajetória
Ex-presidente da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, Eleuses Paiva nasceu em 13 de junho de 1953, na cidade de Santos (SP). Formou-se em 1978 pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), especializando-se em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Iniciou sua trajetória em entidades de classe na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – Regional da APM, e ocupou ainda cargos no Colégio Brasileiro de Radiologia e na Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear. Foi também professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e médico no Hospital Sírio-Libanês.
Em 1997, foi admitido como membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. Já atuou também nos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde e como secretário de Saúde e vice-prefeito de São José do Rio Preto.
Em abril de 2022, voltou a assumir mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados, em sua terceira legislatura, sendo que a primeira ocorreu entre 2009 e 2010 e a segunda entre 2011 e 2015.
Fotos: Rodrigo Costa/Divulgação Alesp