Diversos diretores da Associação Paulista de Medicina (APM) participam do XIV Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), realizado em Brasília nos dias 29 e 30 de junho pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Federação Médica Brasileira (FMB).
O encontro, que reúne cerca de 400 representantes das entidades e de suas Federadas e Regionais, terá debates fundamentais para a classe médica, como a formação acadêmica, o sistema de Saúde, o mercado de trabalho e o relacionamento com as operadoras.
Além dos presidentes das entidades nacionais – César Eduardo Fernandes (AMB), José Hiran Gallo (CFM), Marcos Gutemberg Fialho da Costa (Fenam) e Tadeu Henrique Lopes (FMB) -, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da cerimônia de abertura do evento. Ela defendeu o diálogo e garantiu que o Ministério trabalhará pela valorização da profissão médica, com exercício digno e com qualidade de atendimento à população. Disse que há vários pontos de consenso, mas admitiu a existência de divergências, como a retomada recente do Programa Mais Médicos.
O presidente da AMB, por sua vez, destacou a importância das decisões e posições que serão tomadas no encontro em prol da boa assistência médica, para atender à população de forma qualificada e resolutiva. “O fórum tem absoluta legitimidade para que possa opinar e obter consenso em assuntos relevantes para a Medicina e a Saúde da população.”
Tópicos de discussão
Na quinta (29), após a mesa de abertura, o primeiro eixo de debate foi sobre Formação Médica, com a participação de Júlio César Vieira Braga (CFM) como moderador, José Eduardo Lutaif Dolci (AMB) como secretário e Alcindo Cerci Neto (CFM) como relator. Donizetti Dimer Giamberardino Filho (CFM) ministrou palestra sobre Acreditação de Escolas Médicas, Viviane Cristina Uliana Peterle (Fenam) falou sobre Pós-Graduação (Residência Médica) e Gustavo Salata Romão (AMB) fez apresentação sobre Exames para Avaliação da Formação Profissional (Avaliação Seriada, Exame do Egresso e Revalida).
Sobre o assunto, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, reforçou aos presentes: “Não é possível fazer Medicina sem cenário de prática, não é possível fazer residência médica sem cenário de prática. Então, é uma falácia ter um programa de ampliação de residência médica sem cenário de prática. Não é possível ter uma escola médica em uma cidade onde não há médico, pois não há como aprender sem supervisão”.
Ainda no primeiro dia do evento, o segundo tema discutido foi o Sistema de Saúde, em mesa moderada por Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos (Fenam) e secretariada por Salomão Rodrigues Filho (CFM), com relatoria de Jene Greyce Oliveira da Cruz (CFM). Carreira Médica (Médicos no Serviço Público, Mais Médicos e Médicos pelo Brasil) foi o primeiro tópico apresentado, por Marcos Gutemberg Fialho da Costa (Fenam). Em seguida, Financiamento, por Jurandi Frutuoso (AMB), e Modelos de Gestão de Sistemas de Saúde, por Raphael Câmara Medeiros Parente (CFM).
No segundo dia do XIV Enem, serão debatidos o Mercado de Trabalho – tendo como moderador Tarcísio Campos (FMB), secretário Luís Carlos Von Bahten (AMB) e relator Flávio Freitas Barbosa (CFM). Nas apresentações: Intermediação do Trabalho Médico, com Mário Lins (FMB); Defesa da Lei do Ato Médico, com José Alejandro Bullón (CFM); e Remuneração em Telemedicina, com Antônio Carlos Endrigo (AMB), diretor de Tecnologia de Informação da APM.
Também na sexta (30), o Sistema de Saúde Suplementar será o quarto e último eixo debatido, com moderação de César Eduardo Fernandes (AMB), secretaria de Wilson da Silva Machado (FMB) e relatoria de Cláudio Balduíno Souto Franzen (CFM). As palestras abordarão Remuneração do Ato Médico na Saúde Suplementar, com Florisval Meinão (AMB), diretor Administrativo da APM; Repasses de Honorários e Bitributação (“Pejotização”), com Marcos Rovinski (FMB); e Desequilíbrio na Relação Contratual na Remuneração entre Médico e Operadora, com Luís Guilherme Teixeira dos Santos (CFM).
A plenária final será moderadora por Rosylane Nascimento das Mercês Rocha (CFM), tendo como secretários Antônio José Gonçalves (AMB), também vice-presidente da APM, Marcos Gutemberg Fialho da Costa (Fenam) e Tadeu Henrique Pimentel Calheiros (FMB). A relatoria ficará com Milton Júnior (CFM).
Ao final dos debates, serão aprovadas as propostas e moções apresentadas pelas entidades médicas com os votos de seus respectivos representantes, e o relatório final será encaminhado às autoridades públicas.
Além de José Luiz Gomes do Amaral, Antônio Carlos Endrigo, Florisval Meinão e Antônio José Gonçalves, representam a APM no encontro Akira Ishida (vice-presidente da APM e 1º tesoureiro da AMB), Ana Beatriz Soares (diretora da 2ª Distrital), Claudio Alberto Galvão Bueno da Silva (diretor de Eventos), Everaldo Porto Cunha (diretor de Comunicações), João Sobreira de Moura Neto (vice-presidente), Jorge Carlos Machado Curi (diretor de Responsabilidade Social), Luiz Eugênio Garcez Leme (vice-presidente), Marcos Cabello dos Santos (diretor da 7ª Distrital), Marun David Cury (diretor de Defesa Profissional), Paulo Tadeu Falanghe (diretor de Previdência e Mutualismo), Roberto de Mello (diretor de Eventos) e Wilson Olegário Campagnone (diretor da 4ª Distrital).
*Com informações e fotos da Associação Médica Brasileira