Na próxima terça-feira, 11 de agosto, a partir das 19h, a TV APM, canal no YouTube da Associação Paulista de Medicina, transmite uma edição especial de seus Webinars. Dessa vez, o encontro abordará o tema “Reforma Tributária – Impacto na Classe Médica”. O senador Jorginho Mello será o palestrante convidado.
O parlamentar é presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas e é autor do Programa de Crédito para Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), um marco em termos de crédito barato a longo prazo para o segmento.
Também participarão do debate:
• Eriete Dias Ramos Teixeira, superintendente jurídica do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios no Estado de São Paulo (Sindhosp) e assessora jurídica da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp);
• Jorge Luiz Segeti, diretor técnico da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) e vice-presidente Administrativo do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon/SP);
• Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP.
O encontro será mediado por José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina, e Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da APM e diretor do Sindhosp. Já é possível acessar o endereço da transmissão e definir um lembrete.
Reforma Tributária
O encontro é motivado, principalmente, para que possamos levar à sociedade a proposta de reforma tributária do Governo Federal, anunciada no fim de julho. É entendimento da Associação Paulista de Medicina que os tributos aos médicos devem ser reduzidos, pela relevância do papel social que desempenham.
Outra questão a ser levada em conta e repensada: a alíquota de 12% proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em um novo imposto federal que englobaria PIS/Cofins, segundo especialistas, pode fazer com que a tributação final sobre o consumo aumente.
Desde o ano passado, a APM tem acompanhado todas as sugestões que pretendem mudar o sistema brasileiro de tributação, tendo como prioridade sensibilizar parlamentares a reduzir a carga tributária dos médicos.
Por isso, já participou de diversas reuniões sobre o assunto. Os diretores da APM foram recebidos, por exemplo, por Guilherme Afif Domingos, assessor especial do ministro da Economia, e pelo senador Jorginho Mello. Assim como, no ano passado, a Associação recebeu um grupo de parlamentares em sua sede.
Estas e outras oportunidades têm servido para que a APM fique por dentro da tramitação de todos os projetos de reforma tributária e se posicione estrategicamente sobre o tema, defendendo os interesses dos médicos também nessa área.