Na última quarta-feira, 9 de abril, a Associação Paulista de Medicina realizou a penúltima apresentação da 15ª temporada do Música nos Hospitais. O concerto, realizado no auditório da instituição, contou com a presença de representantes da Farmacêutica Apsen – patrocinadora do projeto, que aproveitaram para conhecer as instalações da entidade – e dos estudantes e professores da Escola Municipal Celso Leite Ribeiro Filho e da Escola Estadual Roosevelt Presidente. O evento também foi transmitido ao vivo para o Hospital Cruz Verde.




O presidente da APM, Antonio José Gonçalves, ressaltou a felicidade por poder ver a casa cheia – principalmente de jovens. “Vocês são pessoas muito importantes para nós, o futuro do nosso País. Eu espero que muitos de vocês sigam a carreira médica, que é muito bonita. Isso que estamos vendo aqui, as minhas palavras são de agradecimento ao Governo Federal, pela Lei Rouanet, que nos dá a possibilidade de conseguir recursos, à Apsen e à nossa orquestra. Aproveitem e apreciem este momento.”
Márcio Castanha, vice-presidente comercial da Apsen, salientou que, para a farmacêutica, a relação com o Música vai muito além de apenas patrociná-lo. “É levar acolhimento, leveza e humanidade para dentro dos hospitais. Ao longo deste ano, vimos a música transformar espaços e tocar pessoas de um jeito único. Nosso lema é que somos inspirados pela Saúde, e isso também passa por iniciativas como esta. Seguimos firmes neste compromisso, com o coração cheio de gratidão para fazer parte desta jornada.”


Para Simonne Simiole, superintendente do Hospital Cruz Verde, a música é fundamental para os pacientes, já que eles a adoram e sentem o trabalho da orquestra com o coração. “Nosso hospital é referência nacional em paralisia cerebral grave. Hoje, atendemos 180 pacientes em regime de internação de longa permanência pelo convênio com o SUS. O hospital recebe verbas governamentais, mas também precisa sempre da doação de toda a comunidade e sociedade civil para continuar mantendo a estrutura e funcionamento.”
Despertando emoções
O médico e maestro da Orquestra do Limiar, Samir Rahme, reforçou que tanto para ele quanto para os músicos é uma emoção enorme receber um público tão jovem para prestigiar o espetáculo, além de agradecer à Apsen pela presença de sua equipe e pelo apoio da instituição em possibilitar a realização dos concertos. “Que este apoio possa continuar para fazermos esse belo trabalho. Fizemos um programa maravilhoso para vocês, com duas estreias de peças de compositores brasileiros.”
Rahme aproveitou para dar explicações sobre as canções apresentadas e mandou um recado para o Hospital Cruz Verde. “Uma das maiores emoções que a orquestra já passou na vida, nestes 15 anos, foi ter tocado rodeado pelas crianças – que precisam de muito cuidado e atenção. Nós dirigimos para vocês a nossa música da maneira mais amorosa possível.”

No público, a emoção por participar do concerto foi palpável. O estudante José Leonardo da Costa Pecly, que assistiu pela primeira vez uma apresentação de música clássica, demonstrou isso. “Eu gostei muito, achei interessante e senti uma emoção diferente. Se eu tiver a oportunidade, pretendo ir em outros concertos.”
A jovem Yui Ebisawa, que há três anos toca viola, relatou ter ficado impressionada com o concerto. “Eu adorei, foi lindo. Já fui em outras apresentações, porque eu toco, então costumo ir bastante, mas esta aqui me surpreendeu muito, porque são 16 músicos somente, mas eles têm uma potência absurda, a dinâmica é bem-feita e eles são super afinados.”
Já o coordenador pedagógico Caio Catanhede fomentou como é perceptível os efeitos que a música traz nos adolescentes. “Eu vi que aproximou muito os nossos jovens. Para mim, foi muito gratificante, principalmente porque foi a primeira vez de muitos deles aqui. Eles estão no terceiro ano do Ensino Médio, então ter esse contato com a música erudita é muito importante. Inclusive, [os músicos] resgataram ali a memória de algumas músicas, alguns clássicos, então foi bem satisfatório e bonito. Gostei muito de participar.”


Sobre o Música
O Música nos Hospitais é um projeto da Associação Paulista de Medicina aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio da APSEN. Desde 2004, foram mais de 200 concertos em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 70 hospitais e reunindo cerca de 70 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.
Fotos: Julia Rohrer e Ivan Almeida