Música nos Hospitais: concerto na sede da APM para alunos de escolas estaduais

Apresentação também contou com transmissão ao vivo para o Hospital São Paulo

Últimas notícias

Na última quarta-feira, 26 de março, a Associação Paulista de Medicina sediou a nona apresentação da 15ª temporada do Música nos Hospitais. O concerto foi realizado no auditório da APM e contou com a presença de alunos das escolas estaduais Antoine de Saint Exupery e Ministro Costa Manso, além de transmissão ao vivo para o Hospital São Paulo.

Por vídeo, o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, manifestou a satisfação em receber os jovens e seus professores, salientando que um dos principais objetivos do projeto é ampliar o gosto pela música instrumental e erudita, além de proporcionar acalento e alegria aos pacientes e profissionais da Saúde.

“Pretendemos estimular a cultura dos alunos nas escolas, principalmente as da rede pública, com música, como este evento, além de proporcionar visitas às pinacotecas, bibliotecas e museus – especialmente os que temos aqui na Associação Paulista de Medicina –, no sentido de melhorar a formação dos nossos jovens”, disse.

Para o diretor técnico do Hospital São Paulo, Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros, projetos deste porte reforçam a importância da cultura e valorizam a humanização não apenas dos pacientes, que procuram melhoras nos seus sintomas e a cura de suas doenças, mas dos médicos, residentes, professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dos demais profissionais que compõem a instituição.

“O Hospital São Paulo ser escolhido para este projeto nos dá muita satisfação. Ele traz a nossa alma refletida nos concertos, então eu só gostaria de agradecer. Música é alimento para a nossa vida e traz o principal sentido que temos buscado, que é o caminho da humanização durante a assistência segura e com qualidade aos pacientes”, demonstrou.

Apresentação

Com um repertório que incluiu The Beatles, Mozart, Tom Jobim e até mesmo a trilha sonora da famosa franquia Indiana Jones, o concerto foi um grande sucesso. O maestro da Orquestra do Limiar, o médico Samir Rahme, deu uma aula aos alunos explicando a funcionalidade de cada um dos instrumentos e como eles se manifestam nas canções.

Rahme também dedicou a obra “Sete Anéis”, de Egberto Gismonte, aos professores presentes e relatou que a seleção das músicas que são apresentadas em cada concerto é feita de forma minuciosa, no intuito de tornar a apresentação atrativa para o público que está assistindo. “Não dá para levar qualquer música, tem que ser algo que atinja na alma das pessoas que estão presentes.”

Comprovando isso, uma das alunas, chamada Jenifer Cruz, de 17 anos, expressou a sua adoração por música clássica. “Eu já acompanhei muitas vezes orquestras que fazem apresentações gratuitas no Teatro Municipal. Como eu toco bateria e guitarra, foi uma surpresa saber que estávamos vindo assistir esta apresentação hoje, o que foi ótimo. Eu me senti muito feliz, em alguns momentos houve algumas avalanches e subiram as emoções, mas foi uma experiência maravilhosa.”

Nicole Natal, também de 17 anos, corroborou o posicionamento, manifestando a sua alegria em poder participar da atividade – que, para ela, trouxe inspiração. “Eu também já fui em algumas apresentações. Toco piano, então sou apaixonada por esse ramo da música e amei o espetáculo. Foi muito interessante e divertido. Eu estou nesta parte artística há oito anos e pretendo continuar me dedicando cada vez mais.”

A professora Ana Lídia de Oliveira Santos comentou que já fez parte do programa da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) exatamente no intuito de levar música para a escola e que ações como esta contribuem para a educação dos jovens nas diferentes esferas.

“Observando os alunos, eles estavam prestando muita atenção, participaram, o que foi muito legal, porque é muito difícil prender a atenção dessa idade, principalmente com música clássica, que não é tão comum para eles. Mas deu para perceber que tocou no coração e é muito importante eles conhecerem alguma coisa diferente do que estão habituados. Com certeza é uma atividade muito educativa e esperamos que tenha uma próxima vez”, relatou.

O Música nos Hospitais é um projeto da Associação Paulista de Medicina aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio da APSEN. Desde 2004, foram mais de 200 concertos em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 70 hospitais e reunindo cerca de 70 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.

Fotos: Ivan Almeida