Iamspe recebe apresentação do Música nos Hospitais

Este foi o sétimo concerto da 15ª temporada do programa da Associação Paulista de Medicina

Últimas notícias

Em uma apresentação emocionante e de muito sucesso, que uniu médicos, funcionários e pacientes, o Música nos Hospitais foi ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) na última quarta-feira, 26 de fevereiro, para realizar o sétimo concerto da 15ª temporada.

O diretor técnico do hospital, Antonio Carlos Pereira Lima, expressou a sua satisfação em receber o evento. “A música é algo que leva todo mundo a sentimentos que nunca tiveram. São notas que se transformam em escalas e se harmonizam. Nós todos nos sentimos honrados em tê-los aqui e de termos sido lembrados para fazer parte deste capítulo.”

Samir Rahme, médico e maestro da Orquestra do Limiar – grupo de 14 músicos responsável pelas apresentações – agradeceu ao Iamspe pela carinhosa recepção. “Quando estamos tocando em um hospital, acendemos um incenso musical para que isso possa atingir os corações dos pacientes e levar um pouco de calor humano. Gostaria de agradecer a presença de vocês e do nosso patrocinador, a farmacêutica Apsen, que entendeu o senso de importância de trazer um momento de vitalidade e alegria.”

Thomaz Niemeyer, representante da Apsen, salientou a forma como o Música nos Hospitais permite levar novas possibilidades por meio da arte. “Eu acredito que muitas pessoas nunca foram a um concerto de música clássica. Eu acho isso muito interessante, porque estamos tendo uma oportunidade muito boa com o programa, com músicos maravilhosos, que estão nos brindando com esta manhã incrível.”

A iniciativa da Associação Paulista de Medicina é aprovada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e desde 2004 vem marcando presença em hospitais de todo o Brasil com concertos que já beneficiaram mais de 70 mil pessoas. “Ao longo destes anos, o Música nos Hospitais tem cumprido a sua missão ao tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, proporcionando uma experiência rica e variada da música instrumental erudita”, disse a coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão.

Ação que cura

Para o público, o momento de relaxamento proporcionado pela música é fundamental, principalmente diante de vulnerabilidade e incerteza. Para o médico e delegado da APM Hédio Fornunato Gaspar de Freitas, o Música nos Hospitais é uma ação muito importante, que precisa ter investimento e continuidade.

Fortunato, que é filho de pianista, exalta o poder da música. “A doença já traz uma maneira diferenciada de o paciente viver, porque ele, muitas vezes, se entrega. A música é a alegria da alma, quem é que não gosta de ouvir uma música? Quando você está triste ou nervoso, qual é a melhor coisa? Pôr uma música para tocar. Não precisa ser uma música fluente, com voz, só a melodia vinda dos instrumentos musicais já é uma coisa fabulosa.”

O médico relembrou que o seu filho, que trabalha no Hospital do Grajaú, recentemente também teve a possibilidade de assistir ao concerto realizado na instituição, em novembro do último ano. “Aquela apresentação foi um sucesso e mostra que não são só nos bairros centrais que podemos ser sensibilizados pela música, regiões de periferia também se beneficiam disto.”

Ariane Nucci de Campos Nóbrega, que estava acompanhando a mãe, Sônia, expressou a sua alegria por poder participar da ocasião. “Foi uma surpresa. Nós acordamos cedo e viemos tensas, porque ela vai fazer um procedimento delicado e ele [o concerto] nos deu uma leveza. Como estamos esperando já faz um bom tempo, a cabeça ia estar em outro lugar, mas não, nós conseguimos ficar mais leves, mais tranquilas e espairecer um pouco. A música boa, de qualidade, é muito emocionante, foi muito bacana.”

Sônia Maria Nucci de Campos reforçou o que foi dito pela filha, indicando que a música é fundamental nos momentos mais difíceis. “Eu estava com o pensamento muito triste, por conta de alguns acontecimentos, e com a música eu consegui me desvencilhar disso. Então para mim foi muito bom.”

O próximo concerto será realizado no Hospital Santa Marcelina de Itaquera, no dia 13 de março, a partir das 11h. A entrada é gratuita e todos são bem-vindos para participar.

Fotos: Ivan Almeida