Maria Amélia Ferreira – “A Medicina continua a ser a coluna vertebral do desenvolvimento”

Torná-la mais humana é uma das missões de vida de Maria Amélia Ferreira, professora da Faculdade de Medicnia da Universidade do Porto

Entrevistas

Com mais de 40 anos de carreira acadêmica, Maria Amélia Ferreira ganha homenagem no V Colóquio Internacional – a Medicina na Era da Informação (V Medinfor), ocorrido de 13 a 17 de setembro, iniciativa da Universidade do Porto (UP) em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir do reconhecimento recebido, Maria Amélia fala sobre sua trajetória na FMUP – onde tornou-se a primeira mulher a ocupar a posição de diretora, entre 2014 e 208 –, o que pensa sobre educação médica, desafios da formação, reflexos da pandemia de Covid-19 e mais. Uma versão resumida desta entrevista foi publicada no número 721 (agosto/setembro) da Revista da APM.

O que representa, para a senhora, receber essa homenagem no Medinfor?
Considero que a atribuição desta homenagem na quinta edição dos colóquios Medinfor corresponde ao reconhecimento de uma visão que desde cedo – num tempo em que ainda não era este o posicionamento do ensino médico – correspondeu ao meu “estar” e “ser” na educação médica: a defesa da interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento e a Medicina, neste caso especial do Medinfor, as Ciências da Comunicação e da Informação.

É muito interessante a evolução do pensamento de formação médica ao longo destes anos com a progressiva integração de diferentes áreas do conhecimento na formação integral dos futuros profissionais de Medicina nos planos de estudos de áreas tão distintivas como as Humanidades em Medicina.

Estive envolvida desde a primeira edição dos colóquios que, em 2008, era um evento “improvável”, que aconteceu pela junção estratégica de duas instituições que cumpriram no Medinfor o rationale de ligação ancestral. Tudo surgiu no âmbito de um acordo de cooperação entre a UFBA e a UP, num tempo em que eu era a responsável pelas Relações Internacionais na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A aproximação, ao nível de uma bolsa de pós-doutoramento da organizadora do colóquio, a doutora Zenny Duarte, na Faculdade de Letras da UP, rapidamente nos permitiu a visão partilhada de interdisciplinaridade que está subjacente desde a primeira edição do evento. Se um dos macroobjetivos definidos em 2008 já era relevante (o de “fomentar o estreitamento entre os profissionais da saúde e os da informação, na perspectiva do intercâmbio de conhecimento em gestão da informação médica”), hoje é de inquestionável importância para o desenvolvimento dos novos contextos de prática profissional, onde a inteligência artificial em muito depende destas tecnologias.

É de realçar que este evento já não é uma atividade avulsa entre as instituições. Tem ocorrido, alternando a sua realização entre Salvador e o Porto, sempre numa organização conjunta das duas universidades, mantendo esta ponte luso-brasileira nuclear na lusofonia, indo ser cumprida a quinta edição.

Desde uma abordagem, no Medinfor 2011, do tema “Do teatro anatómico às plataformas digitais”, ao painel, que decorreu em 2014, sobre “Comunicação científica e informacional em ciências da saúde & informação de saúde para o profissional e para o usuário”, tracei um caminho consistente que proporcionou uma reflexão sobre a relação acadêmica, científica e profissional que se tem estabelecido entre as comunidades luso-brasileiras da Ciência da Informação e das Ciências da Saúde, e que temos o dever ético de manter entre as nossas universidades, que têm ligação umbilical desde D. João VI.

Foi assumir corajosamente a visão antecipatória da confluência dos saberes para o saber global. Deste modo, é muito gratificante perceber que a coragem de dar início a este modo de pensar se constitui num legado intercontinental, no reconhecimento de que a interdisciplinaridade é o caminho para a transdisciplinaridade. E, ao longo destes anos, os promotores da ideia mantiveram-se firmemente unidos nesta convicção. Isto também é relevante para a estruturação de um modo de pensar que hoje, em tempo de Covid-19, é estruturante para a criação do sentido de comunidade tão importante em tempos de incerteza.

Tive o privilégio de fazer parte desse cimento biológico que mantém hoje não só ligadas as instituições, como aproximados os povos, no cumprimento ético de uma cidadania partilhada. Deste modo, reitero ser muito gratificante esta homenagem, que é reconhecimento de dever cumprido, que agradeço e que partilho com todos os que ao longo dos anos desenvolveram a internacionalização e as interfaces do conhecimento e que comigo partilharam estes projetos. Este é também o momento para lembrar o legado de mulheres e homens que acreditaram numa missão maior: formar profissionais tecnicamente competentes e humanamente dedicados, cumpridores dos valores de honestidade, confiança, transparência, respeito e responsabilidade. [Como escreveu Fernando Pessoa:] “O valor das coisas não está no tempo em que duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis”. Este momento de homenagem é, para mim, aos 65 anos de idade e com mais de 40 anos de vida acadêmica onde encontrei pessoas incomparáveis, um destes momentos.

Na minha história de vida aprendi desde muito cedo que o desenvolvimento pessoal e profissional é o cumprimento do dever de fazer bem. E tudo isto num tempo onde, segundo [o neurologista português] António Damásio, “ao que parece, não há tempo a perder com a questão pouco lucrativa de, simplesmente, ‘ser’”. Dediquei a minha vida profissional ao ensino de futuros médicos. E tive o privilégio de viver a rápida mudança no perfil profissional dos docentes do ensino superior. Mas ainda maior foi a consciencialização da necessidade de introdução da interdisciplinaridade na formação dos futuros médicos.

Aproveitando o tema do evento: como a senhora avalia o uso das tecnologias neste momento da Medicina e o que imagina para o futuro próximo?
A abordagem deste tema é hoje nuclear, decorrente do vertiginoso desenvolvimento tecnológico, da sua intervenção na área médica e a sua aplicação ao “cuidar”, também nuclear, na prática da Medicina. Não é dualidade de visões. É a complementaridade racional na operacionalização de uma prática médica que, mais do que nunca, tem que ser humanizada.

O uso das tecnologias irá permitir libertar tempo para a humanização, para a personalização do “cuidar”. Na aproximação do atual “distanciamento” exacerbado agora pela pandemia, que nos mudou o mundo.

Não podemos ter a certeza quanto às especificidades do futuro, mas a mudança em si é a única certeza. A fusão entre a biotecnologia e a tecnologia da informação confronta-nos com os maiores desafios que a humanidade alguma vez encarou.

As tecnologias e, nestas, os sistemas de informação, são hoje uma ferramenta transversal a toda a organização das universidades, com os demais parceiros e com o mundo. É absolutamente necessário que a gestão da informação e comunicação da atividade acadêmica, científica e de apoio à decisão das instituições, assentem em informação rigorosa, atualizando os sistemas informáticos, revendo processos de trabalho e assegurando a partilha de recursos designadamente entre a área acadêmica e a área clínica. Na interface das Ciências da Saúde com outras áreas do conhecimento, as tecnologias estabelecem como medida a atratividade nacional e internacional, a qualidade e diferenciação dos projetos educativos, a constituição de redes indispensáveis à transferência de conhecimento (onde são cruciais no desempenho da sua missão as estabelecidas com as instituições de Saúde, empresas e parceiros sociais).

O futuro próximo integrará ainda mais as tecnologias ao nível do desenvolvimento dos programas de inteligência artificial, da realidade virtual, da realidade aumentada, que são novos desafios no exercício futuro da Medicina. Contudo, é uma realidade hoje já incontornável da rápida transformação da Medicina, face ao desafio de transformação da humanidade, que só será ultrapassada com a criação de redes formais e/ou informais das instituições de ensino, investigação, Saúde e serviço social, para ganhar massa crítica com uma nova visão transformativa, que responda ao que é a efetiva revolução da humanidade.

Eventos como os colóquios Medinfor colocam estes novos quadros de referência no palco da atualidade e no domínio do conhecimento dos decisores na criação do perfil do médico em 2030 e até 2050: conectado e proativo, tendo disponível uma vasta gama de fontes de inteligência artificial para obter e gerir a informação personalizada de modo a orientar o continuum dos cuidados de saúde. É um dos maiores desafios com que a comunidade médica se confronta!

Em relação à pandemia: acredita que ela pode mudar a forma de se fazer Medicina, para além das inovações tecnológicas?
A pandemia está a produzir uma onda de novas interpretações da realidade e de novas respostas a um problema desconhecido de todos. Aproveitemos – na formação médica – a oportunidade que nos é dada pela Covid-19, confrontando-nos, numa disrupção do mundo, com a necessidade de resolver problemas desconhecidos de todos.

Em todo o mundo, os diferentes setores da Saúde – público, privado e social – têm dado todo o contributo possível, sempre ao lado dos mais frágeis, reinventando-se para enfrentar a pandemia. Cuidar do próximo, dos que mais precisam, mesmo colocando em risco os profissionais de saúde, na defesa da vida e da dignidade. É evidente que só na parceria solidária entre sociedade civil, entidades públicas e sociais, será possível manter este desiderato, numa visão construtiva da sociedade.

Vivemos uma mudança profunda nos cenários tecnológicos e nas formas de pensar, planejar e fazer a educação e a ciência, com um profundo impacto nos processos de representação e nas práticas sociais e cognitivas da sociedade e da academia. Vocacionadas, por tradição, para a investigação e a educação presencial de jovens adultos, as instituições de ensino superior são hoje confrontadas com novos desafios para os quais é necessário desenhar estratégias inovadoras de ação para a educação e a criação de conhecimento em rede, não só na formação inicial, mas também ao longo da vida. A pandemia veio demonstrar estas necessidades.

Emerge com a resposta à pandemia, um leque de oportunidades que pode ser otimizado no apoio ao ensino-aprendizagem, com o inerente desafio à mudança do quadro de referência do modelo pedagógico tradicional. Há novas modalidades de ensino-aprendizagem de ensino à distância, através de e-learning e ensino on-line, em resposta (e com o apoio da) à evolução tecnológica. Por outro lado, a globalização do problema pode alicerçar novas formas de interfaces entre as nossas comunidades médicas, na partilha de soluções.

Acima de tudo estará a capacidade de lidar com a mudança, de aprender coisas novas e de preservar o equilíbrio mental em situações novas. Para conseguir acompanhar o ritmo do mundo – digamos, em 2050 (meta já comumente apresentada) – será preciso não só inventarmos novas ideias e novos produtos, mas sobretudo reinventarmo-nos a nós mesmos.

De acordo com [o escritor israelense] Yuval Harari, “o tempo chegou ao fim. As decisões que tomaremos nas próximas décadas influenciarão o próprio futuro da vida, e apenas podemos tomar estas decisões com base na nossa mundividência atual. Se esta geração não tiver uma perspetiva alargada do cosmos, o futuro da vida será decidido ao acaso”. E é essa responsabilidade que nos é cometida neste momento – a toda a sociedade. E a pandemia tornou mais célere esta perspetiva.

A senhora atuou em trabalhos em prol da Medicina dos países africanos de língua oficial portuguesa, certo? Como foram essas atividades?
Desde 2005 que, formalmente, tenho estado envolvida em trabalhos no âmbito da Educação Médica nos países africanos de língua oficial portuguesa e também em colaboração muito estreita com o ensino da Medicina no Brasil.

Foram atividades muito intensas, desenvolvidas em articulação com a Comunidade Médica de Língua Portuguesa (da qual foi promotor o Professor José Luiz Gomes do Amaral) e que, com o Programa ACP da Comunidade Europeia, permitiu o desenvolvimento de um projeto inovador, o “NAME for Health”, entre a UP (Portugal), a Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique) e Universidade Lúrio (Nampula, Moçambique). O apoio do então Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (Ipad) foi também crucial para o desenvolvimento de projetos de Educação Médica nesses países, de que realço a elaboração do documento de definição do perfil do médico em Angola.

Entretanto, foram efetuados diversos trabalhos no âmbito da criação do mestrado em Educação Médica em Angola, coordenado pelo doutor Mário Fresta. Hoje oriento uma tese de doutoramento no âmbito da definição das competências clínicas dos estudantes de Medicina, de uma colega diretora de uma Faculdade de Medicina em Angola. Foram projetos desafiantes. Presido a Assembleia Geral de uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que atua ao nível da formação em Moçambique, a “Health4Moz”, e mantenho (com muito orgulho e empenho) a participação no Conselho Científico do CEDUMED em Angola. Muito brevemente vamos iniciar um projeto financiado neste país através de ensino virtual, o “Angola Ausculta”, que permitirá promover a aprendizagem da auscultação cardíaca, com utilização de novas tecnologias, aos estudantes de Medicina e mesmo promover a sua utilização a nível pós-graduado.

Já desenvolveu atividades profissionais e acadêmicas no Brasil? Quais?
A colaboração com o Brasil tem sido mais diferenciada em termos de projetos e de articulação com acadêmicos. Desde há mais de 30 anos, através da Sociedade Luso-Brasileira de Anatomia que, infelizmente, tem estado menos ativa nestes últimos anos. Foi ainda desenvolvido um programa estruturado de mobilidade ao nível da internacionalização da Universidade do Porto e da FMUP, nos programas ERASMUS e ERASMUS+, que permitiu uma mobilidade muito produtiva entre os dois países ao longo dos últimos anos, agora provisoriamente encerrada decorrente da Covid-19.

Depois, com a Associação Brasileira de Educação Médica. No congresso realizado em São Paulo, em 2012, houve a oportunidade de conhecer dois acadêmicos, médicos, que completaram comigo o seu doutoramento em Medicina na FMUP – os doutores Renato Franco (Tese: “The use of portfolios in medical education and their application in the development of professionalism”, 2018) e Camila Franco (Tese: “Clinical communication skills: the use of portfolio as a tool for learning and assessment”, 2019). Hoje, constituem um motor de cooperação luso-brasileira de Educação Médica.

A ligação com a Universidade de Fortaleza (Unifor) tem permitido também, através da diretora do curso de Medicina, desenvolver um programa de educação médica, onde as práticas e experiências entre os países são profundamente refletidas, partilhadas e publicadas. Ao nível da pós-graduação hoje é desenvolvida a cooperação com a Universidade Fluminense através de um programa em Educação Médica, desenvolvido por uma professora dessa universidade e onde são partilhados os problemas da formação dos médicos.

Mas realço que a internacionalização com o Brasil tem sido um dos programas com maior desenvolvimento da UP, com grande impacto interno e externo, onde a Medicina tem tido um papel relevante. Ganhar dimensão interuniversitária decorre do envolvimento das instituições em projetos internacionais de ensino, investigação e inovação. Significa que as instituições luso-brasileiras devem ter capacidade de participação em redes internacionais de conhecimento, na promoção do intercâmbio de estudantes, docentes-investigadores e ser capaz de ganhar os mercados internacionais na transformação do conhecimento que produz em valor de mercado. Este envolvimento só é possível através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas de excelência, e a internacionalização é um importante indicador da qualidade.

Qual a sua visão acerca da Medicina brasileira?
A Medicina brasileira tem estruturas de qualidade excepcional, ao lado de outras com grandes deficits de organização e de estrutura. Esta situação é extensível à minha percepção das centenas de cursos de Medicina: desde cursos de altíssima qualidade, a outros de grande deficiência de meios e organização. Tenho uma ideia muito precisa, pois presidi durante anos a Comissão de Equivalência dos Cursos de Medicina na FMUP, onde me confrontei com centenas de pedidos das mais variadas instituições. Sei do esforço que está a ser efetuado nos últimos anos pelas instituições brasileiras, para que seja feita a avaliação dos cursos, quer a nível de pré-graduação, quer na residência. Dada a globalização da Medicina e a grande vantagem de partilharmos a língua, seria da maior oportunidade a criação de uma task force entre os dois países no sentido de encontrar padrões reconhecidos de qualificações acadêmicas e clínicas, que pudessem permitir uma melhor comparabilidade dos sistemas.

Em termos de educação médica, como vê a nossa situação? Há similaridades com o ensino da Medicina em Portugal?
Nos últimos anos, houve um aumento exponencial dos cursos de Medicina no Brasil, o que não se poderá enquadrar numa qualidade estável de formação médica. Pela falta de recursos econômicos, materiais e de recursos humanos. Contudo, na educação médica brasileira há experiências inovadoras de grande qualidade. Há acadêmicos da maior qualidade e discernimento na problemática da Educação Médica, que são referência internacional. Mas estou certa das dificuldades de gestão e avaliação institucional de muita da oferta hoje existente.

Similaridades? Em termos de dimensão e comparabilidade estamos a falar de oito cursos públicos de Medicina que são oferecidos nas universidades portuguesas, face a centenas de cursos no Brasil. Contudo, o perfil do médico é, hoje, dependente de uma série de indicadores internacionais e tenho a experiência de o reconhecer em muitos colegas e estudantes em mobilidade provenientes de instituições brasileiras. Temos muitos colegas médicos a frequentar quer os programas doutorais, quer algumas das ofertas de mestrado, como o mestrado em Educação Académica e Clínica da FMUP. O Brasil ainda não se adequou ao Processo de Bolonha e, por isso, a organização do curso é díspar da europeia. Também a não adoção do ECTS [sistema europeu de créditos acadêmicos] torna mais difícil o reconhecimento da mobilidade e das formações.

A senhora tem militado há anos pela educação qualificada dos médicos. Até agora, qual a principal dificuldade que encontrou nesta trajetória? Por que é tão desafiador formar um bom profissional?
Na formação dos médicos, há que assegurar excelência de aprendizagem, formação tecnológica e humana e criação de valor. As escolas médicas já integram estes vetores, em diferentes modalidades de abordagem. A principal dificuldade é a resistência à mudança e assumir a incerteza. E, paradoxalmente, é este o atual contexto em que se insere o ensino dos profissionais de saúde. É desafiador, porque é difícil na complexidade das variáveis em causa.

Assim, é fundamental: (1) manter o processo de avaliação das condições pedagógicas das escolas médicas e avaliar o modo como elas lidam com a mudança; (2) desenvolver projetos inovadores na educação médica como os EPAs [sigla em inglês para Atividade Profissional Confiável]; (3) tornar obrigatória a formação pedagógica dos docentes, como se desenvolve a capacidade de gerir a informação, a criatividade e o pensamento crítico, e a capacidade de comunicação; (4) envolver neste processo os estudantes, futuros médicos, por forma a melhorar a implementação adequada de novas metodologias através do seu feedback, na promoção da educação não-formal e valorização das atividades extra-curriculares; (5) criar mecanismos de responder à mudança e lidar com a incerteza. Hoje, as doenças da civilização impõem um novo olhar na prática da Medicina.

A introdução das plataformas de dados (Big Data), já realidade atual, interfere de modo significativo no que são os determinantes da Medicina Baseada na Evidência, da Medicina Personalizada e da Medicina de Precisão, só humanizados com o recurso a outras intervenções, de que é exemplo a Medicina Narrativa.

O desafio é complexo na resposta a questões: como evoluir na academia para acompanhar a já atual transformação digital? Como coordenar na academia as soluções que possam vencer as resistências à mudança? Como promover o pensamento crítico neste contexto? Qual o papel dos professores neste futuro? Como preservar a integridade acadêmica e científica? Como modelar o modelo organizativo das instituições com missão de formação/educação médica?

A senhora também foi a primeira mulher a dirigir a FMUP. Como vê o papel das mulheres na Medicina atualmente?
A minha ligação à Universidade do Porto começou em 1972, quando cheguei à FMUP para frequentar o curso de Medicina. Foi aí, num curso com mais de 800 estudantes, que construi a minha carreira acadêmica e onde, mais tarde, me tornei diretora, sendo a primeira mulher a assumir o cargo em quase 200 anos de história. Tenho consciência que desenvolvi um mandato com gestão eficaz e profissional: a palavra no feminino.

Desde cedo percebi que FMUP – e as restantes escolas médicas – mais do que formar médicos, têm de transformar pessoas. Sempre foquei a importância da educação e da integração da humanização na formação dos futuros médicos, reformulando o plano de estudos e a organização funcional da faculdade para que os médicos de amanhã pudessem ser preparados não para lidar com doenças, mas com seres humanos na sua mais ampla integralidade.

As mulheres desempenham um papel nuclear na Medicina atual. As mulheres não precisam de discriminação positiva, mas sim de igualdade de oportunidades e que lhes seja atribuído o devido reconhecimento pelas metas alcançadas. Estou certa de que ser mulher me trouxe vantagens adicionais na direção da FMUP, onde são necessárias competências de gestão pessoal e interpessoal que envolvem a autoconsciência, a autogestão, a empatia e as competências sociais. São as competências da inteligência emocional.

Retomo o meu percurso nas Neurociências. “Se olharmos para estudos funcionais, a parte esquerda do cérebro está mais associada ao pensamento lógico, e parte direita ao pensamento intuitivo. Por isso, se há atividade que envolva fazer ambas as coisas, parece que as mulheres estão sintonizadas para fazer melhor isso”, explicou a investigadora Ragini Verma em entrevista de 2013 ao jornal The Guardian. “As mulheres são melhores no pensamento intuitivo. São melhores a lembrarem-se de coisas. Quando fala com as mulheres, elas estão mais envolvidas emocionalmente – vão ouvir mais.”

Espero que o legado que deixei na Direção da FMUP se constitua, conforme diz [o cardeal e poeta português] José Tolentino Mendonça no livro “O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas” (2017), no tal “fragmento de infinito que é a única coisa sem preço que nos pode ligar para lá do espaço e do tempo”.

De referir ainda que, hoje, as mulheres têm forte presença nas organizações da economia social e solidária. O terceiro setor tem vindo a desempenhar um papel importante na criação de oportunidades para as mulheres, sendo a liderança no feminino muito distintiva, apesar da forma desigual das posições de liderança. As mulheres possuem caraterísticas como a generosidade, capacidade de comunicação, liderança participativa e cooperativa, capacidade para negociar e resolver problemas com empatia. Também aqui desempenho um papel de liderança desde 2012 da Misericórdia do Marco de Canaveses (terra da nossa/vossa Carmen Miranda), onde desenvolvo um programa inovador de intervenção num dos maiores problemas demográficos: o envelhecimento.

Acredita que a Medicina, de maneira geral, tem cumprido o seu papel social nas diferentes sociedades?
A Medicina continua a ser a coluna vertebral – com a Educação – do desenvolvimento. Pode ser uma visão muito fundamentalista, mas Saúde e Educação são áreas de sustentabilidade populacional. A identificação das competências transversais, transformadoras e transferíveis, integradas num elenco de soft skills hoje reconhecidos na globalidade das áreas de formação médica constituem a formação para a vida de cada profissional de Saúde no maior do potencial de cada um.

Há hoje, por todo o mundo, uma nova geração na Medicina que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e escaláveis. Ao mesmo tempo, as instituições começam a inverter a lógica das tradicionais políticas de responsabilidade social e promovem uma atitude mais inovadora para as ações que desenvolvem ao serviço da sociedade. É esta a minha visão para o exercício das políticas de dimensão social e de responsabilidade social da FMUP. Criei, nos últimos anos, uma visão muito orientada para a ligação da FMUP à comunidade e às instituições da economia social e da cultura.

Deste modo cumprindo com o que diz o nosso escritor da lusofonia Mia Couto: “O importante não é a casa onde moramos. Mas onde, em nós, a casa mora”. Damos por cumprida a nossa tarefa social, se em cada um de nós a Medicina morar.